Fechar
GP1

Itainópolis - Piauí

Promotor ajuíza ação de improbidade contra o prefeito Paulo Lopes

Ação foi ajuizada contra o prefeito Paulo Lopes (PDT) em razão de decreto declarando situação de emergência no município por conta da estiagem.

O Ministério Público do Piauí ingressou junto à juíza de direito da Comarca de Itainópolis, Mariana Marinho Machado, com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito do município, Paulo Lopes Moreira (PDT).

A ação foi motivada pela edição e publicação do decreto nº 012/2019, onde o gestor declarava situação de emergência na zona rural do município de Itainópolis em razão da estiagem. O decreto foi assinado no dia 20 de março pelo prefeito Paulo Lopes (PDT), com validade de 180 dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Paulo Lopes, Prefeito de Itainópolis  Paulo Lopes, Prefeito de Itainópolis

Nove dias depois o prefeito Paulo Lopes recuou e assinou um novo decreto revogando o decreto nº 12, de 20/03/2019, que declarava situação de emergência nas áreas do município de Itainópolis afetadas por estiagem conforme a IN/MI 02/2016.

Ação de improbidade

Na ação de improbidade administrativa proposta, o promotor de justiça, Ari Martins Alves Filho, analisou o ato do prefeito Paulo Lopes, que no dia 20 de março deste ano decretou situação de emergência na zona rural de Itainópolis em razão da estiagem. Segundo ele, percebe-se que os fundamentos fáticos que substanciam sua edição inexistem, haja vista que o período de estiagem a que se refere tal dispositivo administrativo corresponde aos meses de janeiro a abril do ano de 2018. Entretanto, o decreto começou a produzir efeitos a partir de 21 de março de 2019.

“Inequivocamente, tais fatos não justificam a decretação de situação de emergência, só cabível em casos de desastres de grandes proporções, capazes de comprometer, de forma significativa, o presente exercício da competência administrativa e legislativa do município prevista no artigo 30 da Constituição Federal” – adverte o promotor.

O representante do MP ressalta ainda que, não havendo nenhuma calamidade pública em proporções suficientes para abalar o regular funcionamento da administração pública municipal, parece restar cristalino que o referido decreto administrativo foi elaborado com claro desvio de finalidade, ou seja, apenas para livrar a administração dos rigores da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações), bem como para justificar posteriores contratações de caráter duvidoso.

“Neste caso concreto, houve clara ofensa aos princípios da impessoalidade, moralidade, boa-fé administrativa, motivação, legalidade e eficiência no serviço público. O réu, também violou os deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições ao praticar ato visando fim proibido ou diverso daquele previsto em nosso ordenamento jurídico” – garante o promotor de justiça.

Afirmando que ficou evidente a prática de ato de improbidade administrativa, o Ministério Público apresentou alguns pedidos, dentre os quais a condenação do prefeito ao pagamento de encargos de sucumbência e demais cominações legais.

Por fim, o Ministério Público requer a punição do prefeito Paulo Lopes com base na lei de improbidade administrativa, que prevê diversas sanções. Dentre elas a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano, quando houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa. Defende também a inscrição dos condenados no Cadastro Nacional de Improbidade Administrativa.

Outro lado

O prefeito Paulo Lopes Moreira não foi localizado pelo GP1.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito Paulo Lopes decreta situação de emergência em Itainópolis

Prefeito Paulo Lopes revoga decreto de emergência em Itainópolis

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.