Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Vereador José Luís critica liminar que suspende ideologia de gênero

José Luís de Carvalho (PTB), que é evangélico, criticou a intromissão do poder judiciário no trabalho do legislativo picoense.

O vereador José Luís de Carvalho (PTB), que é evangélico, reagiu com indignação à decisão do desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que liminarmente suspendeu a eficácia da lei que proíbe a disciplina ideologia de gênero nas escolas públicas e particulares de Picos. A decisão foi assinada no último dia 9 de abril, porém, o mérito da Adin será julgado pelo pleno do TJ.

O parlamentar disse que via com tristeza a interferência do poder Judiciário nos trabalhos do legislativo picoense. Segundo ele, a lei que foi votada e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Picos em duas discussões, foi elaborada através de pedido de iniciativa popular, de um grupo de pessoas representando os mais diferentes segmentos e entidades da sociedade civil organizada.

  • Foto: José Maria Barros/GP1José Luís critica intromissão do Judiciário no Legislativo picoenseJosé Luís critica intromissão do Judiciário no Legislativo picoense

“Encaminharam o pedido para a Câmara solicitando que elaborássemos o projeto e foi isso que aconteceu. Não foi uma iniciativa dos vereadores, mas da própria sociedade organizada e, antes de seguir para o plenário a matéria foi amplamente debatida em reuniões e audiências públicas” – lembra José Luís.

O vereador disse que os debates contaram com a presença de várias pessoas da sociedade civil organizada e de representantes das igrejas católica e protestante. “Nessas discussões chegamos a um consenso de apresentar o projeto de lei, que passou pelas comissões, recebeu parecer favorável da assessoria jurídica, foi a plenário e aprovado, por unanimidade, em duas votações” – destaca José Luís.

Em sua opinião não existe necessidade de discussão sobre ideologia de gênero nas escolas. Inclusive, há dois anos ele [José Luís] já tinha apresentado emendas ao Plano Municipal de Educação, retirando a possibilidade de todo e qualquer debate sobre o assunto e a iniciativa foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara de Picos.

“Agora me surpreendo quando há uma decisão de uma liminar do Tribunal de Justiça suspendendo uma lei que foi amplamente discutida e entendo que é constitucional. O Ministério Público entra com uma Adin e não leva em consideração todo o debate que houve, o entendimento que houve sobre a votação da lei. Então, é lamentável, é triste isso que aconteceu” – queixa- se o vereador José Luís.

Hugo Victor

Ao conceder a medida cautelar pleiteada suspendendo a eficácia da lei, o desembargador Ricardo Gentil acrescentou que, por razões de celeridade processual, solicitava, desde já, as informações ao prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) e à Câmara Municipal de Picos no prazo de 10 dias.

“Após, abra-se vista ao Procurador-Geral de Justiça”. Passados quinze dias o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (MDB), disse que ainda não foi notificado da decisão. “Vamos aguardar ser notificado e aí passar para nossa assessoria jurídica e convocar os colegas vereadores para vermos qual a posição que vamos tomar” – adianta.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Hugo Victor diz que Câmara ainda não foi notificada da decisão do TJHugo Victor diz que Câmara ainda não foi notificada da decisão do TJ

Ele disse que votou a favor da lei, é a favor da matéria e fez o papel do presidente da Câmara. “No silencio do prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), sancionei e promulguei a lei em 29 janeiro de 2018, 45 dias após o texto ser aprovado em plenário” – salienta Hugo Victor.

Segundo prevê o artigo 82º da Lei Orgânica do Município, aprovado o projeto de lei será enviado ao prefeito, que, aquiescendo, o sancionará. No entanto, o §3º ressalta que, decorrido o prazo de 17 dias, o silêncio do prefeito importará sanção. Foi o que aconteceu em Picos.

Entenda a lei

De autoria do vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, (PTB), a lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Picos em duas votações. A primeira no dia 30 de novembro e a segunda em 14 de dezembro de 2017.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Lei foi aprovada por unanimidade em duas votaçõesLei foi aprovada por unanimidade em duas votações

Segundo o artigo 1º, fica terminante proibida na grade curricular da rede pública e privada de ensino no âmbito do município de Picos, a disciplina ideologia de gênero. Bem como, toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade dos alunos ou que tente extinguir o gênero masculino e ou feminino como gênero humano.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Projeto foi amplamente debatido antes de ir a plenárioProjeto foi amplamente debatido antes de ir a plenário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TJ suspende lei que proíbe ideologia de gênero nas escolas de Picos

Vereadores defendem lei que proíbe ideologia de gênero nas escolas de Picos

Pedida suspensão de lei que proíbe ideologia de gênero nas escolas de Picos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.