Fechar
GP1

Picos - Piauí

Vereador Afonsinho deixa oposição e adere ao prefeito Padre Walmir

Adesão foi confirmada pelo parlamentar após reunião com o prefeito Padre Walmir no início da tarde desta terça-feira, 30 de abril.

Depois de várias conversas com o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT); o vereador Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), aderiu à base de apoio ao governo municipal. A decisão foi tomada no início da tarde desta terça-feira, 30, após encontro entre os dois líderes no Palácio Coelho Rodrigues.

Após selar o acordo com o prefeito Padre Walmir, Afonsinho se dirigiu à Câmara Municipal de Picos para anunciar sua decisão. Ele foi cumprimentado por assessores e por colegas da base de apoio ao gestor, como o presidente do legislativo, Hugo Victor (MDB) e a vereadora Valdívia Santos (PRP).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Afonsinho passa compor base de apoio do Padre WalmirAfonsinho passa compor base de apoio do Padre Walmir

Logo depois o vereador foi comunicar pessoalmente sua decisão ao ex- prefeito de Picos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), a quem apoiou na corrida ao Palácio Coelho Rodrigues nas eleições de outubro de 2016.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Afonsinho recebe cumprimentos dos colegas Hugo Victor (MDB) e Valdívia Santos (PRP)Afonsinho recebe cumprimentos dos colegas Hugo Victor (MDB) e Valdívia Santos (PRP)

Com a adesão de Afonsinho, a base de apoio ao prefeito Padre Walmir passou a contar com nove vereadores, enquanto a oposição fica com apenas seis.

Acordo

Antes de chegarem a um consenso o prefeito Padre Walmir e o vereador Afonsinho tiveram várias conversas. Uma delas aconteceu na tarde de 22 de abril, no gabinete do parlamentar, na Câmara Municipal de Picos. O gestor estava acompanhado da Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, jornalista Maria Santana, e o parlamentar ao lado da sua esposa, Vianica Guimarães.

Na oportunidade o prefeito Padre Walmir confirmou o interesse de contar com o vereador Afonsinho em sua base de apoio e previu que o acordo sairia em breve.

“Tratamos de ações administrativas e também de política! Estamos conversando sobre a possibilidade de ele [Afonsinho] vir compor a nossa base. Não definimos ainda por pequenos detalhes, conversas que ainda precisamos ter. Tivemos esse feriadão e como me ausentei de Picos não teve como aprofundar nossa conversa. Nós começamos hoje e acredito que logo estaremos concluindo esse diálogo que já iniciamos há alguns dias” – ressaltou Padre Walmir.

O vereador Afonsinho disse que, a princípio não tinha intenção de compor a base de apoio ao prefeito Padre Walmir, mas,
devido os últimos acontecimentos resolveu pensar no assunto. O parlamentar informou que foi isolado pela oposição e, após entendimentos e ouvir seu grupo decidiu aceitar o convite do gestor.

Participação no governo

Além de reforçar a bancada de apoio ao Padre Walmir na Câmara, o vereador Afonsinho vai participar da administração municipal. Ele indicará o irmão, Marcos Vinícius Guimarães, o Marquinhos, para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O parlamentar vai indicar também o novo Secretário Municipal de Defesa Civil, cujo nome ainda não está definido. Atualmente Coordenadoria da Defesa Civil, o órgão será transformado em Secretaria por intermédio de projeto de lei do Executivo que será enviado à Câmara de Picos ainda esta semana. As posses devem acontecer na próxima sexta-feira, 3 de maio.

Oposição

Candidato a vereador pela coligação “Cuidando da Nossa Gente”, composta pelos partidos PP, PMB, Rede, PHS, PRP e PR, Afonsinho foi eleito com 1.310 votos, equivalente a 3,07% dos votos válidos. Foi líder da oposição por um bom tempo e passou a se aproximar da gestão após ter sido decisivo para reeleição de Hugo Victor (MDB) para a presidência da Câmara Municipal de Picos, no dia 20 de dezembro do ano passado.

Com Afonsinho já são quatro os vereadores que foram eleitos pela oposição e aderiram ao prefeito Padre Walmir (PT). Antes dele mudaram de lado José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP); Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP) e Valdívia Santos Silva (PRP).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Vereadores eleitos pela situação que passaram para oposiçãoVereadores eleitos pela situação que passaram para oposição

Por outro lado, quatro vereadores eleitos pela situação romperam com o prefeito Padre Walmir e passaram a fazer parte da oposição. São eles: Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), José Luís de Carvalho (PTB); Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB) e José Arimateia Luz, o Maté (PSL).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.