Fechar
GP1

Uruçuí - Piauí

Prefeito Wagner Coelho é investigado por contratação irregular de contadores

Segundo o MP, a prefeitura de Uruçuí possui um servidor concursado para o cargo de contador e mesmo assim tem contratado escritórios de contabilidade.

O promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou no dia 4 de dezembro inquérito civil com o objetivo de investigar a possível contratação irregular de escritórios de contabilidade pela Prefeitura de Uruçuí nos anos de 2017 a 2019, na gestão de Wagner Coelho.

Segundo o promotor, a prefeitura de Uruçuí possui um servidor concursado para o cargo de contador e mesmo assim tem contratado escritórios de contabilidade.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Dr. Wagner, Prefeito de UruçuíDr. Wagner, Prefeito de Uruçuí

Edgar dos Santos afirmou que com o objetivo de solucionar essa ilegalidade, chegou a ser firmado em 2017 um Termo de Ajustamento de Conduta, onde o prefeito se comprometeu a fazer um estudo sobre a real necessidade do órgão na contratação de contadores, viabilizando a futura criação de cargos e realização de concurso público para a contratação de servidores efetivos, mas a prefeitura nunca comprovou a realização desse estudo.

O promotor afirmou que existe a “possibilidade de afronta aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade e a possível prática do ato de improbidade perpetrado pelo Município, uma vez que os serviços prestados pela empresa de contabilidade não são de natureza singular”.

O inquérito civil irá então investigar a possível contratação irregular de escritórios de contabilidade pelo Município de Uruçuí nos anos de 2017 a 2019. “A contratação de escritórios de contabilidade para a execução de serviços de trato diário, ordinário, que podem ser prestados por quaisquer profissionais habilitados, é provavelmente serviço genérico que, inclusive, desafia o vínculo efetivo com o Município, ainda que o profissional seja detentor de notória especialidade, e se o objeto contratado não possui natureza singular, afastada está a possibilidade de contratação direta”, afirmou.

Outro lado

O prefeito Wagner não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.