Fechar
GP1

Política

Almirantes indicados por Bolsonaro tomam posse no Superior Tribunal Militar

Solenidade foi restrita em razão da pandemia do novo coronavírus; militares da Marinha designados pelo presidente foram aprovados em sabatina pelo Senado.

Os almirantes de esquadra Leonardo Puntel e Celso Luiz Nazareth tomaram posse nesta sexta-feira, 2, como ministros do Superior Tribunal Militar (STM). A solenidade, realizada no gabinete da presidência da Corte, foi restrita a poucos participantes e familiares em razão da pandemia de covid-19.

À exceção do presidente do Tribunal Militar, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, os demais integrantes da Corte acompanharam virtualmente a sessão. Autoridades como o Procurador-Geral da Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e Defensor Público da União, Afonso Carlos Roberto do Prado, também assistiram a transmissão.

  • Foto: Divulgação/YouTubeAlmirantes indicados por BolsonaroAlmirantes indicados por Bolsonaro

“Infelizmente esta recepção não está podendo ser realizada nos moldes da tradição bicentenária desta Corte”, disse o presidente do STM. “Mas a nossa alegria, a nossa satisfação e o nosso orgulho em receber hoje Vossas Excelências são os mesmos”, completou.

Os militares da Marinha foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aprovados pelo Senado Federal em sabatina no dia 22 de setembro. As cadeiras foram abertas após a aposentadoria dos ministros Carlos Augusto de Souza e Álvaro Luis Pinto.

A Constituição Federal estabelece que o Superior Tribunal Militar é composto por quinze ministros, sendo dez provenientes das Forças Armadas (quatro do Exército, três da Marinha e três da Aeronáutica) e cinco civis.

No discurso de posse, Leonardo Puntel fez questão de agradecer o comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior, que articulou sua indicação junto ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para posterior aprovação do presidente.

“O sentimento de orgulho e de reconhecimento me arrebatam de uma forma peculiar. Sinto-me extremamente honrado em poder contribuir com a experiência adquirida ao longo de minha carreira com a missão valorosa desta instituição: a da aplicação correta das leis”, disse o novo ministro, que prometeu desempenhar a função com ‘senso de Justiça, ética e exemplo’.

Celso Luiz Nazareth também discursou. “Externo a imensurável felicidade e o orgulho pela oportunidade”, começou. “Hoje, após 46 anos de uma carreira repleta de realizações, dou início a uma nova singradura um desafio motivador que renova meu comprometimento na defesa dos preceitos constitucionais e servidão ao Brasil”.

Os novos ministros do STM

Nascido em Belo Horizonte, o almirante Leonardo Puntel ingressou na Marinha em 1973. Ocupou cargos como o de chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, diretor-geral de navegação e comandante de Operações Navais.

O almirante Celso Luiz Nazareth é carioca e ingressou na Marinha em 1974. Entre as funções desempenhadas ao longo da carreira destacam-se: adido naval nos Estados Unidos e no Canadá; diretor-geral do Pessoal da Marinha e chefe do Estado-Maior da Armada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por estupro

Bolsonaro amplia margem de empréstimos consignados aos aposentados

Bolsonaro confirma piauiense Kássio Nunes Marques para vaga no STF

Bolsonaro sanciona lei com teto de R$ 100 mil para obras sem licitação

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.