Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores jogam bananas em vereadores durante protesto em Teresina

Os professores municipais protestam porque o reajuste será concedido de forma parcelada. Primeiro deve ser dado 6,42% retroativo a janeiro e a partir de agosto mais 6,42%, mas sem o retroativ

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Professores protestam na Câmara Municipal Professores protestam na Câmara Municipal
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Greve dos professores de Teresina Greve dos professores de Teresina
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Greve dos professores na CMT Greve dos professores na CMT
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Professores da rede municipal de Teresina Professores da rede municipal de Teresina
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Professores em greve Professores em greve
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Greve dos professores em frente a Câmara Municipal de Teresina Greve dos professores em frente a Câmara Municipal de Teresina
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Professores protestam em frente a Câmara Municipal de Teresina Professores protestam em frente a Câmara Municipal de Teresina

Na manhã desta quarta-feira (11) os vereadores de Teresina decidiram pela não suspensão da votação do reajuste salarial dos professores da rede municipal. A sessão de hoje foi acompanhada por docentes da rede municipal, que protestam contra o reajuste e jogaram casca de bananas nos vereadores.

O projeto de lei que reajusta em 12,84% o salário dos professores deverá ser votado nesta quinta-feira (12). Os professores municipais protestam porque o reajuste será concedido de forma parcelada. Primeiro deve ser dado 6,42% retroativo a janeiro e a partir de agosto mais 6,42%, mas sem o retroativo.

O vereador Dudu Borges (PT) apresentou dois requerimentos, sendo um de suspensão da votação e outro convocando o secretário de Educação, Kleber Montezuma para explicar o reajuste. Ambos os requerimentos foram negados. Apenas os vereadores Dr. Lázaro, Deolindo Moura, Joaquim do Arroz, Luiz Lobão e Major Paulo Roberto votaram a favor dos requerimentos de Dudu. Outros 16 vereadores presentes votaram contra.

Protesto

Professores da rede municipal acompanharam a votação na Câmara Municipal nesta quarta. Após os vereadores negarem a suspensão da votação do reajuste, os professores arremessaram cascas de bananas, bolas de papel e outros objetos nos parlamentares.

Indignado, Dudu disse que a Câmara está ‘diminuindo seu tamanho’ ao não dar voz aos professores. “Eles querem dialogar, é um direito dialogar. Quando a Câmara rejeita esse requerimento, na minha opinião, ela diminui o tamanho dela, porque esta Casa está diminuindo sua ação parlamentar. É papel do parlamento fazer o debate, fiscalizar, intermediar”, afirmou.

Educação

Dudu criticou ainda a posição de Firmino de falar que a Educação municipal é a melhor do Brasil e não dialogar com os professores.

“Lamento muito a Câmara ter rejeitado esses dois requerimentos para impedir o diálogo com quem constrói a Educação que o prefeito Firmino joga aos quatro cantos do mundo como a melhor. É a melhor da história do Brasil, mas é a Educação que o Executivo dialoga menos com a categoria. E quem da aula não é o vereador Dudu, não é vereador de base, não é o Firmino nem o secretário Kleber, quem dá aula, quem constrói a educação dessa cidade são os professores, quem realmente na ponta constrói educação de qualidade”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Graça Amorim diz que reajuste dos professores será votado nesta semana

Dudu Borges quer adiar votação sobre reajuste de professores

Professores municipais deflagram greve e acampam na Câmara

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.