Fechar
GP1

Picos - Piauí

Vereador Renato Ibiapino renuncia a liderança do Governo na Câmara de Picos

Parlamentar renunciou ao cargo alegando necessidade de exercer seu mandato com toda liberdade.

Seis meses após assumir o cargo a convite do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT), renunciou na última segunda-feira, 11 de maio, a liderança do governo na Câmara Municipal de Picos. Até esta quarta-feira, 13, o Palácio Coelho Rodrigues ainda não havia anunciado o nome do substituto.

O vereador Renato oficializou sua renúncia em comunicado ao secretário municipal de Governo, advogado Armínio Carvalho e ao presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (MDB), em comunicado assinado no último dia 11 de maio.

No documento, o vereador Renato afirma que estava renunciando a liderança do Governo na Câmara Municipal de Picos em caráter irrevogável, ressaltando que o faz movido por suas opiniões.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Raimundo Nunes IbiapinoRaimundo Nunes Ibiapino

“Entendo que não há como conciliar nesse momento as funções de vereador e de líder do governo, o qual ocupei com muito empenho e dedicação por aproximadamente sete meses. E para que não seja feita leitura diversa dos meus atos como vereador e político, renuncio a liderança do governo nessa casa, para que eu possa exercer o cargo de vereador com toda a liberdade que a lei me ampara e, com todo empenho que o povo deseja, mantendo-me, assim, com os meus ideais” – justifica Renato.

O vereador Renato havia assumido a liderança do Governo na Câmara Municipal de Picos no dia 12 de novembro do ano passado, em substituição a Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (MDB), destituído do cargo pelo prefeito Padre Walmir.

Motivação

Embora o vereador Renato não tenha deixado claro o motivo do seu pedido de renúncia, tudo leva a crer que foi ocasionado por uma nota de esclarecimento emitido pela Prefeitura de Picos semana passada, após aprovação no plenário da Câmara de um requerimento de autoria do parlamentar.

No requerimento, o vereador Renato cobrava do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), que mandasse com urgência para ser apreciado e votado pela Casa, um projeto de lei fazendo a redução de 30% no pagamento das mensalidades das escolas e faculdades particulares do município e também nos aluguéis de pontos comerciais.

Prefeitura contesta

Em nota, a Prefeitura de Picos contestou o teor do requerimento, ressaltando que não tem competência para legislar a respeito de descontos nos aluguéis de pontos comerciais e nas mensalidades de escolas particulares, pois são questões que se referem a Direito Civil, portanto, privativamente definidas pela União e não pelo Município.

Ao tomar conhecimento da nota, o vereador Renato mostrou-se insatisfeito e imediatamente compartilhou no grupo de Whatsapp da Câmara de Picos, que estava deixando a liderança do Governo, o que de fato ele acabou oficializando na última segunda-feira, 11 de maio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.