Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara de Teresina vai formar comissão para acompanhar gastos com a covid-19

A Casa retornou as sessões plenárias presenciais nesta quarta-feira (06). Todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a proliferação da Covid-19.

A Câmara Municipal de Teresina retornou as sessões plenárias presenciais nesta quarta-feira (06). Todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a proliferação da Covid-19, foram adotadas por vereadores, servidores e pela imprensa presente.

As discussões iniciais foram em relação ao pedido de empréstimo da Prefeitura de Teresina e sobre a formação de uma comissão para acompanhar os gastos do executivo nas ações de combate a pandemia do novo coronavírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Jeová AlencarJeová Alencar

Durante entrevista ao GP1, o presidente da Câmara, o vereador Jeová Alencar (MDB), afirmou que todas as medidas de segurança foram adotadas para barrar a disseminação do vírus. “Voltamos com todas as precauções, plenário higienizado e somente para os vereadores usando máscaras, e para a imprensa usando máscaras. Os servidores da Casa também estão todos usando máscaras. A cidade estava precisando dos vereadores. É preciso fazer os debates com clareza”, afirmou Jeová.

Sobre a formação da comissão para fiscalizar os gastos da Prefeitura com a Covid-19, Jeová disse: “A principal função do vereador é legislar e fiscalizar. Por isso, da importância de criar uma comissão para colaborar na execução dos projetos no combate a Covid-19”, destacou Alencar.

Requerimento

A Câmara aprovou requerimento do vereador Dr. Lázaro (Patriota) propondo a criação da Comissão Especial. O presidente Jeová, por meio de ato administrativo, vai indicar os membros da Comissão que deverá contar com cinco vereadores titulares e dois suplentes. Como foi o autor do requerimento, Lázaro será o presidente.

Líder da Prefeitura

Sobre o pedido de empréstimo do executivo teresinense no valor de 36 milhões de Euros, o equivalente a R$ 220 milhões, Jeová Alencar adiantou que não pretende votar contra, mas afirmou que “vou cobrar o detalhamento da aplicação desse recurso”.

  • Foto: Alef Leão/GP1Graça AmorimGraça Amorim

A líder da Prefeitura na Casa, vereadora Graça Amorim (Progressistas), explicou o projeto que trata sobre o pedido de empréstimo. “O projeto tem que ter uma tramitação nas comissões, considerando que é um recurso e uma contratação ainda do ano passado. São vários investimentos de importância”, falou Amorim.

A líder também criticou o retorno das sessões presenciais e disse que foi contra a decisão da maioria dos colegas de Casa. “Uma contradição. A gente pede para o povo ficar em casa, a ciência já tem dito para nós que o isolamento é o que tem controlado a ascensão dessa pandemia. Muitos na Câmara têm comorbidades e eu sou uma. Vou fazer 60 anos e estou assustada, inclusive estou de longe, de máscara. Mas, temos projetos importantes e de interesse da cidade que precisamos acompanhar e votar", ponderou a vereadora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jeová Alencar defende reabertura gradual do comércio em Teresina

Câmara Municipal de Teresina vai retomar sessões no dia 6 de maio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.