Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Confira os principais fatos políticos ocorridos no Piauí em 2020

O GP1 fez uma retrospectiva dos principais acontecimentos da política piauiense registrados no ano passado.

O ano de 2020 entrou para a história, sendo marcado e afetado pela pandemia da covid-19. No Piauí, a política encarou uma nova realidade a partir de março, quando foram registrados os primeiros casos da doença e, por consequência, tiveram início as medidas restritivas a níveis estadual e municipal.

No parlamento, as câmaras municipais e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) precisaram se reinventar, se utilizando das tecnologias para realização das sessões plenárias on-line, com discussões e votações de projetos relacionados à crise sanitária e econômica geradas pelo novo coronavírus.

A pandemia também afetou as eleições municipais realizadas no segundo semestre, com inúmeras restrições sanitárias. Além claro, da decisão de adiar de outubro para o mês de novembro o pleito por conta do coronavírus. Ainda assim, a política seguiu em movimento no Piauí.

Nesta retrospectiva preparada pelo GP1, os internautas vão acompanhar os principais acontecimentos do ano passado na área política.

Janeiro

B. Sá Filho na Alepi

No dia 07 de janeiro B. Sá Filho (Progressistas) tomou posse como deputado estadual na Alepi. Ele era suplente e assumiu a vaga de titular após a morte de Fernando Monteiro, falecido em dezembro de 2019. B. Sá Filho já desempenhava a função de deputado como suplente de Zé Santana (MDB).

Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho e B.Sá Filho
Themístocles Filho e B.Sá Filho

Aliança pelo Brasil

No dia 26 de janeiro Teresina foi sede do primeiro encontro de apoiadores do Aliança pelo Brasil no Piauí. O evento foi realizado com o objetivo de coletar assinaturas para que a agremiação conseguisse ter o registro de partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ciro admite distanciamento de Wellington

Já no começo do ano o senador Ciro Nogueira (Progressistas) começou a dar sinais de que a relação com Wellington Dias (PT) não duraria mais tanto tempo. No dia 23 de janeiro Ciro foi questionado sobre como estaria o vínculo com o chefe do executivo estadual e respondeu: “já estivemos mais próximos”.

Foto: Davi Fernandes/GP1 Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

O distanciamento se deu devido ao fato de que ambos os partidos pretendem disputar o Governo do Estado em 2022.

Iracema Portella critica Wellington

Em mais um sinal de desgaste na relação entre Progressistas e PT, o GP1 teve acesso a uma sequência de áudios atribuídos a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), onde ela fazia duras críticas ao Governo Wellington Dias (PT). A parlamentar deu as declarações em discurso no município de Morro Cabeça no Tempo, no dia 25 de janeiro.

Foto: Lucas Dias/GP1Iracema Portella
Iracema Portella

No áudio, a parlamentar, se referindo a uma estrada que daria acesso ao município, afirmou que a obra não seria feita durante a gestão do PT. “A estrada não estava tão ruim quanto estava agora e uma coisa eu quero dizer para vocês, essa estrada ela não será feita agora nesse governo que está aqui, Wellington Dias. Esqueçam, porque realmente não vão fazer mesmo essa estrada”, consta no áudio.

MDB oficializa pré-candidatura de Dr. Pessoa

No dia 29 de janeiro, o MDB oficializou a pré-candidatura de Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina. A cerimônia, que aconteceu na sede do Diretório Estadual do partido, contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o senador Marcelo Castro, o deputado estadual Themístocles Filho, o ex-governador Wilson Martins, o deputado Henrique Pires e o ex-deputado Robert Rios.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa discursa durante lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina
Dr. Pessoa discursa durante lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina

Fevereiro

Abertura do ano legislativo na Alepi

No dia 03 de fevereiro foi realizada a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí. Os deputados retornaram do recesso parlamentar iniciado em 23 de dezembro de 2019.

Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles Filho na abertura do ano legislativo da Alepi
Themistocles Filho na abertura do ano legislativo da Alepi

A cerimônia de abertura foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB). Na mesma ocasião, o governador Wellington Dias faz um balanço das atividades do ano anterior e traçou prioridades do Governo em 2020.

Abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Teresina

Na Câmara Municipal de Teresina a abertura dos trabalhos de 2020 se deu no dia 04 de fevereiro. Os vereadores estavam de recesso desde 20 de dezembro de 2019.

Foto: Lucas Dias/GP1Abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal de Teresina
Abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal de Teresina

O prefeito Firmino Filho (PSDB) esteve presente na cerimônia e fez a leitura da mensagem anual. Ao ser questionado pelos jornalistas sobre o discurso, Firmino disse que era “um discurso de despedida”, considerando que seu mandato encerraria em 2020.

Júlio Arcoverde eleito vice da Alepi

O deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) foi eleito vice-presidente da Alepi por unanimidade após eleições no dia 04 de fevereiro. Todos os 26 deputados presentes votaram no parlamentar.

Foto: Lucas Dias/GP1Júlio Arcoverde
Júlio Arcoverde

Arcoverde assumiu a vaga deixada por Fernando Monteiro, que era do PRTB, mas indicado pelo Progressistas. O deputado Gessivaldo Isaías iria se candidatar, mas retirou sua candidatura e o progressista foi candidato único, precisando apenas de 16 votos para ser eleito.

Francisco Costa líder do Governo

No dia 06 de fevereiro o deputado estadual Franzé Silva (PT) confirmou ao GP1 que Francisco Costa (PT) iria assumir a liderança do Governo Wellington Dias na Alepi. O cargo estava sob o comando do deputado Francisco Limma (PT).

Foto: Alef Leão/GP1Deputado Estadual Francisco Costa
Deputado Estadual Francisco Costa

Um dia depois, Wellington falou sobre a mudança. “Escolhemos o deputado Francisco Costa dialogando também com parlamentares dos diversos partidos, são muitas as lideranças que têm condição de ali se apresentar. Então, encaminhei o nome do deputado Francisco Costa, que agora tem a condição de cuidar como líder do dia a dia da Assembleia, e eu sou grato ao deputado Francisco Limma por toda a dedicação, pelo ótimo desempenho”, afirmou à época.

PGR denuncia Ciro Nogueira

No dia 10 de fevereiro a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o senador Ciro Nogueira por supostas propinas de R$ 7,3 milhões da Odebrecht. O Grupo da Lava Jato na PGR atribuiu ao parlamentar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Seu assessor, Lourival Nery, apontado como suposto intermediário dos repasses da empreiteira, também foi denunciado. A peça ainda acusou outras quatro pessoas, incluindo ex-executivos da Odebrecht.

João de Deus assume vaga na Alepi

Foto: Marcelo Cardoso/GP1João de Deus
João de Deus

No dia 17 de fevereiro, João de Deus tomou posse como deputado estadual na Alepi, assumindo a vaga deixada pelo deputado estadual Pablo Santos (MDB), que foi nomeado para comandar a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). Com a posse de João de Deus, o Partido dos Trabalhadores garantiu a 8ª cadeira na Alepi e passou a ser o maior partido da Casa.

Março

Severo Eulálio presidente da CCJ

No dia 09 de março o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) foi eleito presidente da Comissão de constituição e Justiça (CCJ) da Alepi. O nome do parlamentar foi escolhido após uma votação na presidência da Casa.

“Acabamos de nos reunir na presidência da Assembleia para fazer a instalação da CCJ. Instalada a CCJ, feita a eleição e o nosso nome foi escolhido para conduzir durante esse ano. Foi tudo consensual”, disse Severo em entrevista à imprensa.

PP filia quatro vereadores de Teresina

Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina no dia 09 de março, os vereadores Graça Amorim, Pedro Fernandes, Neto do Angelim e Valdemir Virgino assinaram a ficha de filiação ao Progressistas, do senador Ciro Nogueira. Na ocasião, também aderiram à legenda algumas lideranças da Capital.

Foto: Lucas Dias/GP1Filiação de Neto do Angelim
Filiação de Neto do Angelim

Protesto de professores na Câmara Municipal de Teresina

No dia 10 de março os professores da rede municipal de ensino de Teresina deflagraram greve, reivindicando reajuste salarial de 12,84% para a categoria, e armaram acampamento na Câmara de Vereadores para protestar contra a votação da proposta apresentada pelo prefeito Firmino Filho.

A reclamação da categoria era que o reajuste seria concedido de forma parcelada, assim, foram muitos dias de manifestações e tumultos dentro e fora da Câmara. O presidente daquela Casa, Jeová Alencar (MDB), teve que suspender as sessões e pedir reforço policial. A matéria foi votada e aprovada no dia 17 de março, ainda sob protestos.

Adiamento das eleições

Com o início da pandemia, começou-se a falar em adiamento das eleições municipais. No Piauí, um dos primeiros políticos a levantar essa pauta foi o senador Elmano Férrer, então filiado ao Podemos.

Foto: Lucas Dias/GP1Senador Elmano Férrer
Senador Elmano Férrer

No dia 22 de março ele protocolou no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sugerindo o adiamento das eleições municipais para 2022. A justificativa foi a situação de calamidade pública na qual o país entrou com a pandemia da covid-19.

Robert Rios e James Guerra no PSB

No dia 25 de março o presidente do Diretório do PSB no Piauí, o ex-governador Wilson Martins, informou ao GP1 que o ex-deputado estadual Robert Rios (eleito vice-prefeito no final desse ano) e o ex-delegado geral James Guerra, haviam se filiado ao partido.

Foto: Lucas Dias/GP1Robert Rios
Robert Rios

Wilson explicou que, por conta da pandemia, foi necessário suspender o evento de filiação que estava programado para receber os dois e as demais lideranças que ingressaram à sigla.

Câmara e Alepi suspendem sessões presenciais

Por conta da pandemia da covid-19, a Câmara Municipal de Teresina e a Assembleia Legislativa do Piauí suspenderam as sessões plenárias presenciais, nos dias 17 e 23 de março, respectivamente. No decorrer do ano, as atividades presenciais chegaram a voltar e foram suspensas novamente. Atualmente, ambas as casas se encontram em recesso parlamentar.

Abril

Morre Myriam Portella

A primeira mulher a se eleger deputada federal pelo Piauí, mãe da deputada federal Iracema Portella (PP) e ex-primeira-dama do Piauí, Myriam Portella, faleceu no dia 07 de abril aos 87 anos, vítima de pneumonia.

Foto: Divulgação/AscomMyriam Portella
Myriam Portella

Myriam Portella já estava com a saúde frágil devido a uma pneumonia e faleceu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Terapia Intensiva (HTI).

Solidariedade deixa a base de Firmino

Após reunião realizada no dia 08 de abril, a executiva municipal do Solidariedade decidiu romper com o prefeito Firmino Filho (PSDB). O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do partido no Piauí, disse à época que naquele momento a sigla buscava construir “novos caminhos.

Foto: Alef Leão/GP1Evaldo Gomes
Evaldo Gomes

Dias antes, o partido havia entregue o cargo que ocupava na Prefeitura: Scheyvan Lima, um dos principais aliados de Evaldo, pediu exoneração da presidência da Fundação Wall Ferraz.

Maio

Ciro Nogueira se aproxima de Bolsonaro

A aliança hoje consolidada entre Ciro Nogueira e o presidente Jair Bolsonaro começou a ganhar forma em maio. No início deste mês, o senador conseguiu emplacar um nome de confiança no Planalto, indicando Fernando Marcondes de Araújo Leão para a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A nomeação foi assinada pelo presidente no dia 06.

Foto: Divulgação/AscomCiro Nogueira e Bolsonaro
Ciro Nogueira e Bolsonaro

Um dia depois, Ciro Nogueira veio a público e defendeu a aproximação com o Governo Federal. “Quando eu apoiei Lula e Temer para beneficiar o Piauí foi a mesma coisa”, disse o senador na ocasião.

Junho

Secretários deixam pastas para disputar eleições

No dia 04 de junho o governador Wellington Dias assinou a exoneração dos secretários estaduais Fábio Novo, Simone Pereira e Fábio Abreu, que precisaram ser desincompatibilizados de seus cargos para concorrerem nas eleições municipais deste ano. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Piauí.

Foto: GP1Fábio Novo, Simone Pereira e Fábio Abreu
Fábio Novo, Simone Pereira e Fábio Abreu

Julho

João Henrique e Themístocles traçam meta para as eleições

Foto: Lucas Dias/GP1João Henrique e Themístocles Filho
João Henrique e Themístocles Filho

Depois de ser convidado pelo presidente da Assembleia Legislativa para coordenar a campanha de Dr. Pessoa, o ex-ministro João Henrique se reúne com os principais líderes do MDB para traçar as metas eleitorais no primeiro dia do mês.

Mauro Tapety com covid-19

Foto: Lucas Dias/GP1Mauro Tapety
Mauro Tapety

No dia 02 de julho, o ex-deputado estadual Mauro Tapety (MDB) foi internado na UTI do Hospital São Marcos após ser diagnosticado com covid-19.

Adeus a Assis

Foto: Reprodução/FacebookAssis Carvalho
Assis Carvalho

No dia 05 de julho, o deputado federal Assis Carvalho (PT) morreu de infarto aos 58 anos. Ele estava em Oeiras no sítio da família quando passou mal e foi levado para o Hospital Regional Deolindo Couto. Ele sofreu três paradas cardíacas e acabou não resistindo.

Retomada das atividades

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Em 07 de julho, o governador Wellington Dias divulgou um cronograma da retomada gradual das atividades suspensas há meses devido a pandemia de covid-19.

Kleber confirmado como pré-candidato

Foto: Lucas Dias/GP1Kleber Montezuma
Kleber Montezuma

O ex-prefeito de Teresina Firmino Filho confirmou no dia 13 a pré-candidatura do professor Kleber Montezuma (PSDB) ao Palácio da Cidade.

Adeus a Juraci

Foto: Divulgação/AlepiEx-deputado Juraci Leite
Ex-deputado Juraci Leite

Na mesma data, o ex-deputado Juraci Leite morreu aos 88 anos vítima das complicações causadas pela covid-19. Ele ficou semanas internado na UTI de um hospital particular antes de partir.

Bolsonaro no Piauí

Foto: Divulgação/AscomCiro Nogueira e o presidente Jair Bolsonaro
Ciro Nogueira e o presidente Jair Bolsonaro

O presidente da República Jair Bolsonaro visitou o Piauí. Ele desembarcou em São Raimundo Nonato no dia 30 de julho. O senador Ciro Nogueira que acompanhou o presidente, classificou como “um dia perfeito” a vinda do comandante do País.

Agosto

Ciro e Wellington rompem

Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira e Wellington Dias
Ciro Nogueira e Wellington Dias

O governador Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira romperam politicamente. No dia 06 de agosto, a bancada do Progressistas se reuniu no apartamento do deputado Júlio Arcoverde para definir o posicionamento do partido, após rompimento com Dias.

MDB fortalecido

Foto: Lucas Dias/GP1João Mádison
João Mádison

O deputado João Mádison diz que MDB saiu fortalecido com a ruptura entre Ciro e Wellington Dias.

JVC não será candidato a prefeito

Foto: Marcelo Cardoso/GP1João Vicente
João Vicente

Praticamente no final do mês, o ex-senador João Vicente Claudino confirmou que não seria candidato à Prefeitura de Teresina como chegou a ser cogitado por ele e por algumas lideranças do PTB. Dias depois JVC decidiu apoiar o deputado Fábio Abreu (PL) para o Palácio da Cidade.

Setembro

Valter como vice

Foto: Alef Leão/GP1Valter Rei das Motos
Valter Rei das Motos

O PSD anuncia o empresário Valter Rei das Motos como vice da então candidato à Prefeitura de Teresina, Simone Pereira. O partido lançou chapa pura na disputa de Teresina.

R. Silva anunciado como vice de Kleber

Foto: Lucas Dias/GP1Kleber Montezuma e R. Silva ao lado de aliados
Kleber Montezuma e R. Silva ao lado de aliados

O Progressistas anunciou o nome do ex-vereador de Teresina R. Silva como vice do então candidato Kleber Montezuma. O ato contou com lideranças do PP e do PSDB.

Monção expulso do PTB

Foto: Divulgação/ReproduçãoJosé Maria Monção
José Maria Monção

O ex-prefeito José Maria Monção foi expulso do PTB após confirmar em convenção partidária na cidade de Cocal que havia roubado dinheiro público quando era gestor do município.

Pessoa é candidato oficial

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa em evento do MDB
Dr. Pessoa em evento do MDB

No dia 15, o MDB oficializou a candidatura de Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina. O evento ocorreu na sede emedebista e foi prestigiado por lideranças de diversos partidos aliados.

Robert internado com covid-19

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Robert Rios
Robert Rios

O ex-deputado Robert Rios (PSB), vice do pré-candidato Dr. Pessoa, foi internado no Hospital da Unimed na Capital com 50% do pulmão comprometido devido a covid-19.

Adeus a Bob Freitas

Foto: Reprodução/FacebookBob Freitas
Bob Freitas

O ex-vereador de José de Freitas, Bob Freitas, não resistiu às complicações causadas por um acidente que sofreu e acabou morrendo após vários dias internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

13 candidatos à Prefeitura de Teresina

Foto: GP1Candidatos à Prefeitura de Teresina
Candidatos à Prefeitura de Teresina

A disputa pelo comando do Palácio da Cidade contou com 13 candidatos – Dr. Pessoa, Kleber Montezuma, Gessy Fonseca (PSC), Fábio Novo (PT), Fábio Abreu (PL), Simone Pereira (PSD), Fábio Sérvio (PROS), Pedro Laurentino (PU), Gervásio Santos (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego Melo (Patriota) e Mário Rogério (Cidadania) – iniciam as atividades de campanha.

Elmano se filia ao PP

Foto: Alef Leão/ GP1Solenidade de filiação de Elmano Férrer ao Progressistas
Solenidade de filiação de Elmano Férrer ao Progressistas

Dia 29, o senador Elmano Férrer deixou o Podemos e oficializou o seu ingresso ao Progressistas do senador Ciro Nogueira.

Outubro

Kássio no STF

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ministro Kássio Nunes
Ministro Kássio Nunes

No primeiro dia do mês de outubro, a indicação de Kássio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada no Diário Oficial da União.

Abreu com covid-19

Foto: Alef Leão/GP1Fábio Abreu
Fábio Abreu

No terceiro dia do mês, o deputado federal Fábio Abreu interrompeu agenda de campanha após testar positivo para o novo coronavírus.

Lula apoia Novo

Foto: Bruno Rocha/FotoArena/Estadão Conteúdo/Lucas Dias/GP1Lula e Fábio Novo
Lula e Fábio Novo

O ex-presidente da República Lula gravou um vídeo pedindo votos para o deputado estadual Fábio Novo na disputa pela Prefeitura de Teresina.

Campanha sem carreatas

Foto: Alef Leão/GP1Themístocles Filho
Themístocles Filho

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), defendeu a suspensão de carretadas e caminhadas devido a covid-19.

PP para o Governo do Estado

Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

Durante entrevista ao GP1, o senador Ciro Nogueira revelou os nomes do Progressistas que poderão disputar o Palácio de Karnak nas eleições de 2022.

Elmano para o Governo

Foto: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer
Elmano Férrer

No Progressistas, o senador Elmano Férrer disse que não descartaria ser candidato ao Governo do Piauí em 2022.

Novembro

Mais vítimas da covid-19

Foto: Reprodução/FacebookPrefeito Nilton Pereira
Prefeito Nilton Pereira

O prefeito de São Braz do Piauí, Nilton Pereira Cardoso, morreu aos 53 anos vítima do novo coronavírus. Ele estava internado no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Ministro no Piauí

Foto: Lucas Dias/GP1Ministro Fábio Faria
Ministro Fábio Faria

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, desembarcou no Piauí dia 05 para entrega de pontos de internet. Ele estava acompanhado de Ciro Nogueira.

Apoio importante

Foto: Fábio Wellington/GP1Dr. Pessoa ao lado de Firmino Paulo e Roncalli Filho
Dr. Pessoa ao lado de Firmino Paulo e Roncalli Filho

O deputado estadual Firmino Paulo (PP), sobrinho do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), decidiu declarar apoio ao adversário do tio, Dr. Pessoa na corrida pelo comando do Palácio da Cidade.

Primeiro turno

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Dr. Pessoa e Kleber Montezuma
Dr. Pessoa e Kleber Montezuma

Dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições de 2020, o candidato Dr. Pessoa chegou na frente para o segundo momento do pleito. Seu adversário, Kleber Montezuma, ficou em segundo lugar. Os dois foram para o segundo turno.

Mais votado

Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

Na disputa pela Câmara Municipal de Teresina, o vereador Jeová Alencar (MDB), foi o mais votado com mais de 11 mil votos.

Novo reitor da UFPI

Foto: Alef Leão/GP1Gildásio Guedes
Gildásio Guedes

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nomeia o professor Gildásio Guedes como novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Apoios

Foto: Lucas Dias/GP1Dr.Pessoa e Evaldo Gomes
Dr.Pessoa e Evaldo Gomes

No segundo turno, o Solidariedade do deputado Evaldo Gomes, o PL de Fábio Abreu e o PSC de Gessy Fonseca, decidem declarar apoio ao candidato Dr. Pessoa.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gessy Fonseca e Dr. Pessoa em coletiva de imprensa
Gessy Fonseca e Dr. Pessoa em coletiva de imprensa

Vereadores com Pessoa

Foto: Lucas Dias/GP1Caio Bucar e Joninha
Caio Bucar e Joninha

No mesmo período, vereadores eleitos e não eleitos, decidem apoiar o candidato Dr. Pessoa. Estão na lista: os vereadores Joninha (PSDB), Caio Bucar (Republicanos), Pedro Fernandes (PP) e Fernanda Gomes (SDD).

Segundo turno

Foto: GP1Dr. Pessoa e Kleber Montezuma
Dr. Pessoa e Kleber Montezuma

No dia 29 de novembro, Dr. Pessoa é eleito o novo prefeito de Teresina com mais de 230 mil votos. Seu adversário, Kleber Montezuma obteve pouco mais de 140 mil votos.

Parabéns

Foto: Alef Leão/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

O governador Wellington Dias parabeniza Dr. Pessoa pela vitória e se coloca à disposição para uma administração integrada entre Governo do Estado e Prefeitura.

Transição

Foto: Lucas Dias/GP1João Henrique Sousa
João Henrique Sousa

O coordenador da campanha de Dr. Pessoa, o ex-ministro João Henrique Sousa foi escalado para comandar a equipe de transição.

Dezembro

Equipe montada

Foto: Lucas Dias/GP1João Henrique e Firmino Filho
João Henrique e Firmino Filho

No primeiro dia de dezembro, João Henrique anunciou os nomes que iriam compor a equipe de transição. Na mesma data foi realizada a primeira reunião entre as duas equipes.

Eleição na Alepi

Foto: Alef Leão/GP1Themístocles Filho
Themístocles Filho

No dia 08, o presidente Themístocles Filho foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí com votos dos 27 deputados presentes. Na ocasião, ele não estava presente, pois tinha se deslocado para São Paulo para fazer exames após ter sido diagnosticado positivamente para covid-19. Depois de novos testes, deu negativo para a doença.

Anúncios

Foto: Divulgação/AscomPrefeito eleito Dr. Pessoa
Prefeito eleito Dr. Pessoa

Dr. Pessoa começa a anunciar nomes de seus futuros secretários.

Mádison com covid-19

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado João Mádison (MDB)
Deputado João Mádison (MDB)

O deputado estadual João Mádison foi diagnosticado com covid-19 e viajou para São Paulo para um acompanhamento mais detalhado. Ele seguiu em isolamento domiciliar.

Reunião com secretariado

Foto: Divulgação/AscomReunião aconteceu na manhã desta segunda-feira
Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira

O prefeito eleito Dr. Pessoa realizou a primeira reunião com seu secretariado. O encontro foi virtual devido a pandemia de covid-19.

Jeová internado

Foto: Alef Leão/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar voltou a ser internado após testar positivo para o novo coronavírus. Ele recebeu alta após 4 dias internado, mas precisou retornar para o hospital dias depois.

Mesa Diretora da Câmara definida

Foto: Alef Leão/GP1Plenário da Câmara Municipal de Teresina
Plenário da Câmara Municipal de Teresina

Em consenso, os vereadores definiram a nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina.

Sentimento de culpa

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho
Firmino Filho

No dia 31 do ano passado, o ex-prefeito Firmino Filho fez um desabafo ao afirmar que se sentia culpado pela derrota de Kleber Montezuma e pediu perdão ao povo de Teresina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dr. Pessoa e Kleber Montezuma se enfrentam no 2º turno neste domingo

Dr. Pessoa anuncia mais 21 nomes que vão compor secretariado

Firmino diz que Kleber é o melhor para enfrentar a crise em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.