Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa desiste de criar Secretaria Municipal de Segurança

A informação foi confirmada ao GP1 por um interlocutor do Palácio da Cidade que garantiu que, a princípio, a criação não será contemplada nesta reforma administrativa.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), recuou da decisão de criar a Secretaria Municipal de Segurança, que teria à frente o coronel do Exército Brasileiro, Nixon Frota (PRTB), atual comandante da Guarda Civil Municipal. A informação foi dada pelo chefe do executivo municipal, na manhã desta sexta-feira (22).

Para Dr. Pessoa, a prioridade nesse momento é a qualificação dos guardas municipais. “É a possibilidade da gente melhorar, qualificar o guarda municipal, que tem uma parte colocada de maneira eleitoreira, embora tenham passado em concurso público. Mas vamos qualificar, já conversei com o governador e de pronto ele disse que as academias estão disponíveis para qualificar mais ainda esses agentes”, afirmou o prefeito.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito Dr. Pessoa
Prefeito Dr. Pessoa

"Vamos transformar essa Guarda Municipal, esse modelo de segurança e, provavelmente, não tenha a Secretaria de Segurança Municipal porque nós estamos vivendo em um momento difícil e não vamos colocar os trabalhadores em risco [sem garantia de pagamento], porque o salário desses trabalhadores é sagrado, é número 1 das ações do Governo do Dr. Pessoa", garantiu.

Ele afirmou ainda que vai trabalhar integrado com outros órgãos para melhorar a segurança. "Não só entre município e estado, mas entre todos os entes, Governo Federal, Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, nós vamos trabalhar integrado, nesse momento difícil que estamos vivendo da covid-19, com momento difícil que já vinha há muitos anos da economia. Nós vamos ajustar a Casa, para gente começar as ações", declarou.

Por enquanto, a Guarda Municipal de Teresina seguirá subordinada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que tem à frente a secretária Eliana Lago.

Criação da Defesa Civil

Mesmo tendo desistido da criação da Secretaria da Segurança, Dr. Pessoa não abriu mão da criação da Secretaria da Defesa Civil do Município, que terá um nome indicado pelo senador Marcelo Castro (MDB). Um dos cotados é o vereador Vinício Ferreira (Avante), que embora tenha sido citado para a pasta afirmou em recente entrevista ao GP1 que Dr. Pessoa não tratou do assunto com ele.

“Eu fui convidado sem falarem comigo, porque o Dr. Pessoa ainda não tratou comigo sobre o assunto dessa secretaria, ele havia tratado sobre a SDU”, ponderou o vereador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.