Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Jeová Alencar critica empresários do Setut: “falta vergonha na cara”

Vereador chamou o Inthegra de “aborto” e disse que o sistema, implementado na gestão do prefeito Firmino Filho, “tirou a qualidade de vida das pessoas”.

Durante entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (01), vereador Jeová Alencar (MDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, criticou o sistema de transporte público de Teresina e afirmou que falta “vergonha na cara” dos donos das empresas de ônibus, que fazem parte do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

Jeová Alencar chamou o Inthegra de “aborto” e disse que o sistema, implementado na gestão do prefeito Firmino Filho, “tirou a qualidade de vida das pessoas”.

“Há 4 anos todos nós brigamos e sonhamos com um transporte público de qualidade, foi feita licitação e foi implantado o sistema Inthegra, infelizmente o Inthegra foi um aborto, já nasceu morto, não ajudou a população, ao contrário prejudicou as pessoas, tirou a qualidade de vida das pessoas", afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

"O que falta é vergonha na cara desses empresários, eles estão dominando o transporte público há 40 anos em Teresina, o maior problema do transporte público dessas empresas é questão administrativa interna, um ônibus não tem fiado, não tem cartão, eles recebem esse dinheiro à vista, agora eles não souberam administrar as empresas deles e hoje eles passam por grandes problemas financeiros e não tem como se resolver”, disparou.

Transporte público sucateado

O vereador declarou ainda que os ônibus de Teresina estão em péssimo estado de conservação. “Hoje o que é pior é que as empresas de ônibus perderam poder de investimentos, o que vemos hoje em Teresina são ônibus sucateados, as linhas não têm o número de ônibus necessários e que constem no contrato”, declarou o vereador.

Dr Pessoa "vai tomar uma decisão correta e justa"

“O que não pode é a prefeitura fazer vista grossa, custear o que eles não fizeram em 40 anos, acredito muito na sensibilidade do Dr. Pessoa, tenho certeza que ele vai tomar uma decisão correta e justa, no que diz respeito ao transporte público em Teresina”, completou o vereador.

População prejudicada

O presidente da Câmara de Teresina argumentou que Teresina paga uma das passagens mais caras do Brasil para um dos "piores sistemas de transporte público".

“Isso é ruim para a população, a gente ver as pessoas falando muito sobre mobilidade urbana, Setut, preço de passagem, questão de pagamento do que é justo aos motoristas e cobradores, e o usuário? Usuário paga uma das passagens mais caras do Brasil para um dos piores sistemas de transporte público que é o de Teresina, está uma aberração”, reprovou Jeová.

O parlamentar destacou o fato das pessoas precisarem, muitas vezes, acordarem muito cedo para poderem pegar o ônibus e cumprir seus compromissos. “As pessoas têm que acordar de madrugada para ir ao trabalho em uma cidade que não é tão grande, com percursos pequenos. Eu conheci uma senhora que pra ir do Porto Alegre ao Dirceu ela sai 6 horas da manhã para chegar ao hospital 9h15 num percurso de 18 km, isso é desumano, não podemos olhar pra isso e fazer descaso, a gente tem é que lutar, foi pra isso que fomos eleitos e vamos trabalhar incansavelmente para tentar melhorar esse transporte público”, desabafou.

Nova licitação

Jeová Alencar defende que seja realizada uma licitação para a contratação de novas empresas de transporte. “Como eles não estão cumprindo o contrato que tinha no edital, a prefeitura vai ter que romper esse contrato e fazer uma nova licitação e pode ser que novas empresas com novas mentalidades possam trabalhar em Teresina e a gente possa dar um transporte público de qualidade para a nossa população”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.