Fechar
GP1

Política

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos

O líder do Centrão derrotou Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à sucessão da Casa, que teve 145 votos.

Candidato de Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito em primeiro turno o novo presidente da Câmara dos Deputados, na noite desta segunda-feira (01). Com 302 votos, o líder do Centrão derrotou Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à sucessão da Casa, que teve 145 votos.

Arthur Lira fez seu primeiro discurso de posse em pé "em homenagem a todos os presentes", em gesto, segundo ele, "de respeito ao plenário, o verdadeiro e único presidente da Câmara".

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Arthur Lira
Arthur Lira

O novo presidente defendeu a vacinação e pediu atuação dos poderes com 'harmonia', 'responsabilidade' e sem abrir mão da 'independência'.

Arthur Lira pregou a direção coletiva da Casa e o diálogo com o plenário e fez uma analogia com a arquitetura da Casa, na qual a Mesa e as tribunas ficam somente um pouco acima do plenário. "Não esqueçamos um recado que os idealizadores do espaço deixaram para nós: a Mesa está um pouco acima do plenário, assim como as tribunas. Acima do plenário da Mesa e do plenário, bem acima, estão as galerias desta Casa, a representação simbólica da vontade popular. Ela está acima de todos nós, pois todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido", falou.

Lira defendeu ainda que a Casa avance na agenda de reformas que, segundo ele, vem sendo tentada por "sucessivos governos" e de "diferentes orientações". Para ele, essas reformas são mais urgentes do que nunca, dado o contexto atual e alarmante do quadro fiscal.

Foram oito candidatos para presidência da Câmara: Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), General Peternelli (PSL-SP), André Janones (Avante-MG), Luiza Erundina ( PSOL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Kim Kataguiri (DEM-SP). Alexandre Frota (PSDB-SP) era candidato, mas desistiu da disputa para apoiar Rossi.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.