Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Justiça mantém bloqueio das contas do governador do DF Ibaneis Rocha

O governador não quis se manifestar. Também foi mantido o bloqueio das contas do prefeito de Corrente-PI.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, através da desembargadora Ana Cantarino, negou recurso do Governo do Distrito Federal em agravo de instrumento e manteve o bloqueio de R$ 106.201,44 (cento e seis mil, duzentos e um reais e quarenta e quatro centavos) das contas bancárias do governador Ibaneis Rocha (MDB); do prefeito de Corrente, Gladson Murilo (Progressistas); do ex e do atual secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo e Osnei Okonuto, respectivamente, no processo que apura irregularidades na doação, pelo Governo do Distrito Federal, de equipamentos de proteção individual (EPIs) ao município piauiense de Corrente.

Segundo a decisão, dada no dia 04 de maio, o Governo do Distrito Federal não apresentou qualquer argumentação específica acerca dos requisitos necessários para antecipação da tutela recursal.

Foto: Divulgação/AscomGladson Murilo e Ibaneis Rocha
Gladson Murilo e Ibaneis Rocha

O bloqueio foi efetivado pelo juízo de 1º Grau visando resguardar o resultado útil do processo, levando em consideração que não se faz possível e nem viável a restituição dos equipamentos sanitários facilmente contamináveis e presumivelmente já em uso pelo donatário. O bloqueio resguarda os cofres públicos e vai garantir o ressarcimento caso a ação seja julgada procedente e a doação seja considerada irregular.

De acordo com a Secretária de Saúde do DF foram doados 5 mil luvas tamanho P; 5 mil luvas tamanho M; 12.560 máscaras de proteção equivalente a N95 e 250 litros de álcool gel 70%.

A doação é alvo de uma ação popular assinada pelo advogado e candidato pelo PSol ao Senado, nas eleições de 2018, Marivaldo Pereira, apontando que o processo de doação ocorreu absolutamente à margem da lei e pedindo a sua nulidade.

Segundo a ação, o pedido de doação foi feito no dia 27 de maio de 2020, quando Gladson Murilo encaminhou ofício ao Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal solicitando EPI´s para serem utilizados no enfrentamento da covid-19 naquele município.

A cidade de Corrente é a terra natal dos pais de Ibaneis Rocha e onde ele passou a infância e parte da adolescência.

Outro lado

Procurado nessa terça-feira (11) o governador Ibaneis Rocha, através da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, informou que no momento não vai se manifestar.

Já o prefeito Gladson Murilo não atendeu às ligações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.