Fechar
GP1

Política

Confira quantos projetos os 30 deputados do Piauí apresentaram em 2021

A deputada Teresa Britto (PV) foi a parlamentar que mais apresentou proposições, ao todo foram 253.

O deputado estadual é um representante eleito para ocupar a Assembleia Legislativa e tem como principais funções legislar de acordo com os interesses da população e fiscalizar o trabalho do governador. O GP1 fez um levantamento da quantidade de proposições apresentadas por cada um dos 30 deputados estaduais do Piauí, segundo as informações do próprio site da Assembleia Legislativa do Piauí.

A deputada Teresa Britto (PV) foi a parlamentar que mais apresentou proposições, ao todo foram 253. O que menos apresentou propostas foi Cícero Magalhães (PT), com apenas 2 matérias legislativas, sendo um requerimento com voto de pesar pelo falecimento do médico Antônio Ribeiro Barradas, ex-prefeito de Agricolândia, que morreu no mês de junho em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocasionado por um aneurisma, e um Projeto de Lei Ordinária que pediu tramitação em regime de urgência para votação da proposta que reformula o Conselho Estadual de Direitos da Juventude.

Belê Medeiros (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1Belê Medeiros
Belê Medeiros

A deputada estadual Belê Medeiros apresentou quatro matérias no ano de 2021. Foram apresentados dois requerimentos e dois Projetos de Lei Ordinária (PLO). Um dos projetos pretende dar o nome Sávio Barrão para um teatro que está sendo construído pelo Governo do Estado na cidade de Picos. Outro projeto reconhece utilidade pública o ‘Instituto Cabar’.

B. Sá Filho (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1B. Sá Filho
B. Sá Filho

O deputado B. Sá Filho apresentou 15 requerimentos e dois Projetos de Lei Ordinário (PLO). Um dos projetos do parlamentar declara a procissão do Bom Jesus dos Passos, em Oeiras, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Piauí. Outro projeto nomeia a PI-223 com o nome do professor Landel Lima Franklin. Ambas as matérias foram aprovadas e aguardam a sanção do governador.

Carlos Augusto (PL)

Foto: Alef Leão/GP1Deputado Coronel Carlos Augusto
Deputado Coronel Carlos Augusto

Já o deputado Coronel Carlos Augusto apresentou 22 matérias durante o ano de 2021. Foram requerimentos, Proposta de Emenda a Constituição, Projeto de Lei Ordinária, Projeto de Decreto Legislativo e Indicativos de Projeto de Lei. Dentre as matérias apresentadas, Carlos Augusto pediu instalação de ambiente adequado de trabalho e repouso para os profissionais de enfermagem durante o horário de trabalho. O projeto foi aprovado e aguarda sanção do governador.

Cícero Magalhães (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Cícero Magalhães
Cícero Magalhães

Cícero Magalhães apresentou um requerimento e um Projeto de Lei Ordinária em 2021. O deputado pediu urgência na votação do projeto que visava reformular o Conselho Estadual de Direitos da Juventude (CEDJUV-PI). A matéria não foi votada na Casa.

Francisco Costa (PT)

Foto: Alef Leão/GP1Deputado Francisco Costa
Deputado Francisco Costa

Já o deputado estadual Francisco Costa apresentou 32 requerimentos e cinco Projetos de Lei Ordinária. Dentre os projetos estava o Projeto de Lei Ordinária, que reconhece utilidade pública a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down – Associação Down The Amo. O projeto foi aprovado na Alepi e aguarda sanção de Wellington Dias.

Dr. Hélio (PL)

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Dr. Hélio
Dr. Hélio

O deputado Dr. Hélio apresentou 24 requerimentos, 10 Projetos de Lei Ordinária e 4 Indicativos de Projeto de Lei em 2021. Uma das matérias aprovadas do parlamentar foi o Projeto de Lei Ordinária instituindo a Política Estadual de Segurança a Saúde Mental e Psicológica no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública.

Elisângela Moura (PCdoB)

Foto: Lucas Dias/GP1Elisângela Moura
Elisângela Moura

No ano de 2021, a deputada estadual Elisângela Moura apresentou 33 requerimentos, cinco Projetos de Lei Ordinária e um indicativo de Projeto de Lei. Um dos Projetos de Lei Ordinária da parlamentar que foi aprovado foi o que declara coo Patrimônio Histórico, Cultura e Genético do Piauí a galinha caipira da raça canela-preta.

Evaldo Gomes (Solidariedade)

Foto: Alef Leão/GP1Evaldo Gomes
Evaldo Gomes

O deputado Evaldo Gomes protocolou 14 requerimentos em 2021. Foram apresentados também três Indicativos de Projeto de Lei e dois Projetos de Lei Ordinária. Um Projeto de Lei de Evaldo que foi aprovado e sancionado pelo governador Wellington Dias confere o título de Capital Piauiense da Carne de Sol para o município de Campo Maior.

Firmino Paulo (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Firmino Paulo
Deputado Estadual Firmino Paulo

O deputado Firmino Paulo apresentou 16 matérias, sendo elas Indicativo de 1 Projeto de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 4 Projetos de Lei Ordinária e 10 Requerimentos. Um dos projetos aprovados dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial nos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal no Piauí. A deputada Elisângela Moura é coautora do projeto.

Francisco Lima (PT)

Foto: Alef Leão/GP1Francisco Limma
Francisco Limma

O deputado petista Francisco Limma apresentou 82 matérias no ano de 2021. Foram 54 requerimentos, 21 Projetos de Lei Ordinária, 6 Indicativos de Projeto de Lei e uma Moção. Um dos projetos dispõe sobre a inclusão de câmeras de vigilância em viaturas da Polícia Militar do Piauí. Conforme o site da Alepi, a matéria ainda não foi votada.

Franzé Silva (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Franzé Silva
Franzé Silva

Já o deputado Franzé Silva apresentou 26 requerimentos, 28 Projetos de Lei Ordinária, 6 Projetos de Decreto Legislativo, 2 Indicativos de Projeto de Lei e uma moção. Um dos projetos do parlamentar, que foi aprovado, foi o que dispõe sobre o direito das mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração direta e indireta no Piauí.

Georgiano Neto (PSD)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Georgiano Neto
Deputado Georgiano Neto

O deputado estadual Georgiano Neto apresentou dez matérias em 2021. Foram 7 Projetos de Lei Ordinária, 2 requerimentos e 1 Projeto de Decreto Legislativo. Uma das matérias apresentadas foi um Projeto de Lei Ordinária que institui o Programa Minha Primeira Empresa no âmbito do Piauí.

Gessivaldo Isaías (Republicanos)

Foto: Alef Leão/GP1Gessivaldo Isaías
Gessivaldo Isaías

Gessivaldo Isaías apresentou 29 requerimentos, um Projeto de Resolução, 36 Projetos de Lei Ordinária, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 1 Moção e 7 Indicativos de Projeto de Lei. Um dos projetos de Gessivaldo que foi aprovado obriga hospitais a colocarem um cartaz com a informação: “constitui crime a exigência de cheque-caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial”.

Gustavo Neiva (PSB)

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gustavo Neiva
Gustavo Neiva

No ano de 2021 o deputado estadual Gustavo Neiva apresentou 8 requerimentos. Dentre os requerimentos estão a recuperação de trechos de rodovias como a PI 112 e PI 247.

Henrique Pires (MDB)

Foto: Alef Leão/GP1Henrique Pires
Henrique Pires

Em seu primeiro mandato como deputado, Henrique Pires apresentou 47 matérias legislativas, sendo 1 moção, 7 Projetos de Decreto Legislativo, 6 Projetos de Lei Ordinária, 1 Projeto de Resolução e 32 requerimentos. Entre as propostas do deputado estiveram a concessão de título piauienses a ministros do Superior Tribunal de Justiça e voto de louvo ao humorista Whindersson Nunes por ações para combater incêndios no Piauí.

João de Deus (PT)

Foto: Alef Leão/GP1Deputado João de Deus
Deputado João de Deus

O deputado João de Deus está à frente de seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. Na eleições de 2018 ele ficou como suplente e assumiu uma cadeira depois que o deputado Zé Santana deixou a Casa para ocupar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Durante todo o ano de 2021, o parlamentar apresentou 25 propostas, sendo 7 Projetos de Lei Ordinária e 18 Requerimentos, dentre eles a inclusão dos trabalhadores em supermercados, farmácias e os que trabalham em transporte público, como grupo prioritário na vacinação contra a covid-19.

João Mádison (MDB)

Foto: Lucas Dias/GP1João Mádison
João Mádison

O emedebista João Mádison apresentou, ao londo de 2021, 2 Indicativos de Projeto de Lei, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 4 Projetos de Lei Ordinária e 10 Requerimentos, totalizando 18 proposições. Entre os pedidos dos requerimentos está a descentralização da Agência de Fomento do Estado do Piauí por meio de instalação de Postos de Atendimentos nos municípios de Parnaíba, Picos e Floriano.

Júlio Arcoverde (Progressistas)

Foto: Alef Leão/GP1Júlio Arcoverde
Júlio Arcoverde

Foram apresentados 1 Indicativo de Projeto de Lei, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 5 Projetos de Lei Ordinária, 1 Projeto de Resolução e 5 Requerimentos pelo deputado Júlio Arcoverde. Entre os projetos, o parlamentar propôs prioridade na campanha de vacinação contra a covid-19, aos jornalistas que não estivessem em regime de trabalho home office. A proposta foi aprovada pela Alepi e sancionada pelo Governador Wellington Dias.

Lucy Soares (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1Lucy Soares
Lucy Soares

No seu primeiro mandato político de Lucy Soares, a parlamentar apresentou 8 Indicativos de Projeto de Lei, 7 Projetos de Lei Ordinária e 14 Requerimentos. Entre os projetos de lei ordinária, a deputada pediu a criação de selo estabelecimento seguro e protocolos para apoiar a reabertura do comércio e retorno às atividades presenciais dos mais diversos setores de forma responsável, garantindo ao cidadão e consumidor o comprometimento das empresas e instituições participantes com as normas de segurança e plano de contingencia relacionados à covid-19.

Marden Menezes (PSDB)

Foto: Lucas Dias/GP1Marden Menezes
Marden Menezes

O tucano apresentou 4 Indicativos de Projeto de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 10 Projetos de Lei Ordinária e 34 Requerimentos ao longo de 2021. Entre as proposições, o deputado Marden Menezes propôs o estabelecimento do piso mínimo do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira no Piauí.

Nerinho (PTB)

Foto: Alef Leão/GP1Nerinho
Nerinho

Em 2021, o deputado Nerinho (PTB) apresentou 20 proposições, sendo 7 Projetos de Lei Ordinária e 13 Requerimentos, sendo a maioria voto de pesar pelas mortes de personalidades.

Oliveira Neto (Cidadania)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Oliveira Neto
Deputado Oliveira Neto

Em seu primeiro mandato como deputado estadual, Oliveira Neto apresentou 11 proposições, sendo 1 Projeto de Lei Ordinária e 10 requerimentos. Ele pediu a inclusão dos profissionais que fazem parte das diretorias dos sindicatos rurais, como grupo prioritário na vacinação contra a covid-19 e voto de pesar pela morte da cantora Marília Mendonça.

Pablo Santos (MDB)

Foto: Lucas Dias/GP1Pablo Santos
Pablo Santos

O deputado Pablo Santos apresentou 4 proposição durante todo o ano de 2021, sendo 3 Projetos de Lei Ordinária e 1 Projeto de Decreto Legislativo. Entre os projetos está o reconhecimento de utilidade pública à Fundação Rio Guaribas (FUNRIO), com sede e foro na cidade de Torrões, município de Picos.

Paulo Martins (PT)

Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Paulo Martins
Paulo Martins

O petista ficou como suplente nas últimas eleições tendo assumido o mandato em abril de 2020 com a saída do titular Fábio Xavier para a Secretaria de Cidades. Foram 18 proposições apresentadas pelo deputado Paulo Martins em 2021, sendo 2 Indicativos de Projeto de Lei, 1 Projeto de Lei Ordinária e 15 Requerimentos.

Severo Eulálio (MDB)

Foto: Alef Leão/GP1Severo Eulálio
Severo Eulálio

O emedebista, que está em seu segundo mandato, apresentou 52 proposições este ano. Foram 4 Indicativos de Projeto de Lei, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 4 Projetos de Lei Ordinária e 41 Requerimentos. Em maio, Severo Eulálio propôs à Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, a instalação de uma Delegacia da Mulher no município de União.

Teresa Britto (PV)

Foto: Alef Leão/GP1Teresa Britto
Teresa Britto

Teresa Britto está em seu primeiro mandato como deputada e foi uma das que mais apresentou propostas. Foram 253 proposições, sendo 19 Indicativos de Projeto de Lei, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 50 Projetos de Lei Ordinária, 2 Projetos de Resolução e 179 requerimentos. Ela propôs o tombamento da árvore cajueiro rei, situada no município de Cajueiro da Praia, como patrimônio histórico ambiental do estado do Piauí, que foi aprovada pela Alepi e sancionada pelo governador Wellington Dias.

Themístocles Filho (MDB)

Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho
Themístocles Filho

Themístocles Filho, que também é presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), é o deputado com mais mandatos na Casa. Segundo o site da própria Alepi, ele está em seu nono mandato seguido. São 34 anos no cargo. Em 2021, foram 28 matérias apresentadas, sendo 1 Indicativo de Projeto de Lei, 6 Projetos de Lei Ordinária, 1 Proposta de Emenda a Constituição e 20 Requerimento.

Entre as propostas apresentadas está a que estabele prioridade de vacinação contra a covid-19 aos colaboradores operacionais que prestem atendimento com exposição social, da companhia de distribuição de energia elétrica e da empresa de águas e esgotos, no âmbito do estado do Piauí.

Warton Lacerda (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Warton Lacerda
Warton Lacerda

Um dos novatos na Assembleia Legislativa do Piauí, Warton Lacerda apresentou 18 Requerimentos ao longo de 2021, entre eles a solicitação ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, a sinalização e faixa de pedestres na BR-343, localidade Vista Alegre, no município de Altos.

Wilson Brandão (MDB)

Foto: Alef Leão/GP1Wilson Brandão
Wilson Brandão

O deputado Wilson Brandão que está em seu oitavo mandato apresentou 12 proposições em 2021, sendo 2 Projetos de Lei Ordinária e 10 Requerimentos, entre eles solicitação ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para a recuperação da estrada que liga os municípios de Valença a Lagoa do Sítio.

Ziza Carvalho (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Ziza Carvalho
Ziza Carvalho

Em seu segundo mandato, Ziza Carvalho apresentou 13 matérias legislativas, sendo 3 Projeto de Lei Ordinária e 10 Requerimentos. Entre as propostas apresentadas está a solicitação à empresa Vivo para melhoria dos serviços de telefonia móvel no município de São Miguel do Tapuio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.