Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Psiquiatra alerta pais sobre o perigo do jogo Baleia Azul

Contra esse tipo de situação, Teresina conta, desde 2014, com um ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida, o PROVIDA, inaugurado em um Fórum de Prevenção ao Suic

O jogo Baleia Azul tem feito vir à tona a conversa sobre suicídio e desafios na internet que fazem com que crianças se machuquem de forma proposital para completar metas orientadas por desconhecidos através das redes sociais.

Contra esse tipo de situação, Teresina conta, desde 2014, com um ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida, o PROVIDA, inaugurado em um Fórum de Prevenção ao Suicídio pela Fundação Municipal de Saúde. O serviço conta com dois psicólogos e uma psiquiatra, e possuem atualmente 572 pacientes ativos.

A psiquiatra Dayane Rego, que atende no PROVIDA, disse, em entrevista ao GP1, que não é necessário nenhum tipo de marcação prévia ou encaminhamento. Basta a pessoa se dirigir ao local por vontade própria e, de acordo com o resultado podem permanecer no ambulatório ou serem encaminhados para outro serviço na rede. “Esses atendimentos acontecem como uma forma de triagem para permanecer ou serem encaminhados para a rede. Para permanecerem no PROVIDA tem que ter o comportamento suicida, existente pelo menos no último mês anterior ao atendimento”, explicou.

Para ela, a família deve ter uma observação maior com os filhos, principalmente pré-adolescentes por volta dos 10 anos, que são as principais vítimas dos jogos suicidas disseminados nas redes sociais.

“As crianças geralmente a partir de 10 anos já portam celular. [Devem observar o] acesso à internet, que é muito aberta para essas crianças, não há limites. Não só o jogo da Baleia Azul, mas tem muitos jogos infantis que podem incitar pessoas vulneráveis a realmente ter atitudes que não são condizentes com saúde. Não só jogo auto mutilatório, mas tem também de asfixia, jogo onde eles começam a tentar atingir cada vez mais um limite de altura, por exemplo”, disse.

Segundo a psiquiatra, são vários jogos, não apenas a Baleia Azul, que fazem com que crianças venham a ter comportamentos estranhos. Dayane conta que existem nas redes sociais diversos grupos que são direcionados ao suicídio.

“Existem no Facebook grupos suicidas, grupos de jogos, grupos de Baleia Azul. Existem grupos hoje muito abertos e que, por mais fechados que eles sejam, o grau de avaliação do administrador do grupo é muito pobre. Então, essa criança ou adolescente acaba sendo envolvendo nesse grupo e lá eles vão incitando esse tipo de coisa”, contou.

Em casos como esse, o recomendado é procurar ajuda. O PROVIDA funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.