Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ceir vai comemorar 10 anos de atendimentos nesta segunda-feira

Na oportunidade, será lançado o livro "Um lugar no Céu", que conta a história de sorrisos, sonhos e milhares de vidas transformadas pelo Ceir no Piauí.

Criado para atender a demanda de pessoas com deficiência por tratamento no Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizará, no dia 21 de maio, a partir das 7h30, solenidade comemorativa pelos 10 anos de atendimentos, no auditório da instituição. Na oportunidade, será lançado o livro "Um lugar no Céu", que conta a história de sorrisos, sonhos e milhares de vidas transformadas pelo Ceir no Piauí.

Serão entregues 25 cadeiras motorizadas, totalizando R$ 125.000,000 de recursos investidos pelo Sistema Único de Saúde. Até fevereiro deste ano, o Ceir realizou 1.215.995 atendimentos em reabilitação físico-motora, intelectual e auditiva.

Considerando o número contabilizado até dezembro de 2017, os dados revelam um aumento de 31.936 atendimentos realizados apenas nos meses de janeiro e fevereiro, superando a meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de 14.440 atendimentos por mês. O Ceir é atualmente, classificado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) pelo Ministério da Saúde. Já neste ano, foram inauguradas obras de reforma e ampliação do Centro para também atender pacientes de reabilitação visual.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ceir de Teresina Piauí Ceir de Teresina Piauí

Atendimento multiprofissional

Dentro das categorias de reabilitação, o Ceir oferece um atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, pedagogia, arte-reabilitação, musicoterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, hidroginástica e reabilitação desportiva (natação, capoeira, futebol para amputados e basquete em cadeira de rodas).

O paciente conta, ainda, com um corpo clínico composto por cardiologistas, clínicos médicos, neurologistas, neuropediatras, ortopedistas, pediatras, urologistas, otorrinolaringologistas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, dermatologistas e fisiatras e com a realização de mais de 100 tipos de procedimentos e exames no Centro de Diagnóstico.

Tratamento da Microcefalia

Foi implantada no Ceir uma Clínica de Microcefalia. No programa de reabilitação, são trabalhados grupos de estimulação precoce, com estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, sensorial e linguagem; grupos de acolhimento, trabalhando o afeto entre mães e filhos, com orientações sobre o cuidado com a criança com microcefalia; atendimentos individuais de fisioterapia; e cursos para pais ou responsáveis.

Ambulatório

Distúrbio neurológico progressivo que provoca deformidades nos músculos dos membros e movimentos involuntários bruscos, a Espasticidade é uma enfermidade que compromete bastante a qualidade de vida do paciente, até mesmo no tratamento.

Para tratar a enfermidade, o Centro mantém um Ambulatório de Espasticidade com atendimentos especializados a pessoas com deficiência que sofrem com esse distúrbio neurológico progressivo, realizando aplicações de toxinas botulínicas (conhecida como botox), orientações para o tratamento e, em casos especiais, encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Oficina Ortopédica

O Ceir conta com um parque industrial onde são fabricados diversos tipos de aparelhos ortopédicos que são distribuídos para todo o país. São confeccionados, sob medida, produtos como órteses e próteses; palmilhas, sapatos e botas; colete e colar cervical; e adaptações que auxiliam pessoas com deficiência em atividades da vida diária, como alimentação, escrita, uso de um computador, higiene bucal, penteio do cabelo, entre outras.

Lá, também é realizada a concessão de muletas, bengalas, cadeiras de rodas e outros produtos de suporte, bem como treinamentos de uso e manuseio para pacientes e familiares.

Meta

Em 2017, o Ceir comemorou o número de 1 milhão de atendimentos e, neste ano, a meta é realizar mais 173.283 atendimentos, totalizando 1.389.278 pacientes com vidas transformadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.