Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Leitor do GP1 denuncia Sesapi por falta de remédio excepcional

Segundo o denunciante, seu irmão não pode ficar sem tomar essa medicação e que o valor de uma caixa custa em média R$ 400, sendo que o seu irmão usa duas por mês.

Um leitor do GP1, identificado como Dorivaldo Andrade, denunciou que está faltando remédios na Farmácia de Medicamentos Excepcionais localizada no Centro de Teresina. Ele informou que foi pegar nesta quarta-feira (2) o medicamento Hemufurato de Quetiapina de 100mg, usado para pessoas que sofrem de esquizofrenia e descobriu que estava em falta. A farmácia é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.

O denunciante disse que o remédio é para seu irmão, que tem 55 anos. Quando chegou ao local, descobriu que ele estava em falta e que provavelmente só estaria disponível daqui a 15 dias. “Na última vez que faltou, cerca de 6 meses atrás, demorou mais de 2 meses para ser liberada a medicação. Disseram que só teriam novamente daqui a 15 dias, porém como já aconteceu em datas anteriores, não será resolvido. Na minha opinião é falta de gestão do atual secretário da Sesapi, Florentino Neto”, afirmou.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico complexo caracterizado por uma alteração cerebral que dificulta o correto julgamento sobre a realidade. Quem tem esquizofrenia, costuma ter delírios e alucinações. Segundo o denunciante, seu irmão não pode ficar sem tomar essa medicação e que o valor de uma caixa custa em média R$ 400, sendo que o seu irmão usa duas por mês.

“Estamos de mãos atadas sem saber o que fazer, já que a medicação é caríssima, daí quem mais é prejudicado aqui em casa é meu pai, de 89 anos, e minha mãe, de 83 anos, pela diferença de comportamento que o meu irmão tem”, disse Dorivaldo.

Ação do MPF

Em junho de 2018, o Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador da República Kelston Pinheiro Lages, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar na Justiça Federal contra o Estado do Piauí e contra o secretário estadual de Saúde, Florentino Alves Veras Neto, para eles cumprirem a obrigação do fornecimento com regularidade, integralidade, sem interrupção e celeridade de todos os medicamentos da lista do RENAME e da lei Estadual 6.623/2014, através da Farmácia Sesapi.

A ação teve como base uma Notícia de Fato que foi instaurada a partir de representação da mãe de uma paciente informando a escassez de medicamentos excepcionais, nos estoques da Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais do SUS em relação ao medicamento Leuprorrelina. A mãe disse que a filha recebeu a última dose do medicamento no dia 5 de setembro 2017. Que desde dezembro fez a solicitação e ainda tinha sido atendida.

A Farmácia

A Farmácia de Medicamento Excepcional fornece gratuitamente remédios para mais de 130 doenças. Para ter acesso ao medicamento, o paciente deve levar os documentos pessoais (RG, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS), além do Laudo para Solicitação de Medicamento Excepcional (LME), prescrição médica e exames comprobatórios da patologia em questão.

Outro lado

A assessoria de comunicação da Sesapi, informou ao GP1 que o medicamento chegou hoje pela manhã e que Dorivaldo deve ter ido pegar antes de estar disponível para distribuição. Informou ainda que o medicamento já pode ser retirado na farmácia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.