Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi registra morte por meningite e incentiva vacinação

Um homem identificado como Ciro da Cruz Morais, 33 anos, morreu após contrair a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está reforçando o incentivo para a vacinação contra a meningite em crianças após ser registrada uma morte pela doença neste sábado, 30 de março no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina.

Um homem identificado como Ciro da Cruz Morais, 33 anos, morreu após contrair a doença. A vítima era natural da zona rural do município de Nazária, conforme a coordenação de Imunização da Sesapi.

Segundo a Sesapi, a rede estadual de saúde possui estoque suficiente de vacinas contra a meningite, sendo que 130 doses foram enviadas para Nazária. Desde o início de 2019, o Piauí recebeu um total de 59 mil vacinas e distribuiu quase 100% para o estado.

Imunização e sintomas da doença

A imunização contra a meningite precisa ser realizada na infância, sendo que a vacina é aplicada no terceiro e quinto mês de vida e reforçada quando a criança completar um, 11 e 14 anos. Ao todo são cinco doses ao longo da vida. Na fase adulta a vacina só chega a ser necessária em um caso de surto, de acordo com a Sesapi não existe possibilidades de ocorrer surto no Piauí.

A vacina é contra a meningite tipo C e é oferecida pela rede pública de saúde. Os sintomas comuns da doença são febre, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, náuseas, convulsões, sonolência, falta de apetite e presença de manchas vermelhas na pele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.