Fechar
GP1

Joca Marques - Piauí

Sesapi investiga 40 casos de malária no município de Joca Marques

Os técnicos da Sesapi com o apoio da Secretaria de Sáude de Joca Marques vão realizar a pulverização de inseticida no município para combater e prevenir a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (06) que vai investigar 40 casos suspeitos de malária na cidade de Joca Marques, localizada à 254 km de Teresina. Conforme a Sesapi, uma força-tarefa foi solicitada para caso ocorra um surto da doença no município e com isso já tomar as providências imediatas.

Os técnicos da Sesapi com o apoio da Secretaria de Sáude de Joca Marques vão realizar a pulverização de inseticida no município para combater e prevenir a presença do mosquito causador da doença.

Os veículos vão estar equipados com borrifadores e vão percorrer por localidades urbanas e rurais do município. Além de prevenir a malária, a ação também será para prevenir a dengue.

Doença e sintomas

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito. É importante dizer que a doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra.

Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça, tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.