Fechar
GP1

Santo Inácio do Piauí - Piauí

Sesapi confirma morte de idosa por Febre do Nilo Ocidental

Segundo a Secretaria, a idosa apresentava outras comorbidades e faleceu em virtude do agravamento da doença apresentada.

Uma idosa de 71 anos, de nome não revelado, morreu após apresentar sintomas da Febre do Nilo Ocidental no munucípio de Piripiri, localizada a 162,2 km de Teresina, na Região Norte do Estado. A morte da idosa foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta quarta-feira (24).

Conforme a Sesapi, em anos anteriores a vítima apresentou sintomas da doença e morreu no ano de 2017, por causa do agravamento da doença, desde então, a equipe da Secretaria de Saúde iniciou os exames e comprovou que a morte da idosa foi devido a doença, sendo o primeiro óbito do Brasil por Febre do Nilo.

O Piauí registrou os três únicos casos de febre do Nilo Ocidental que ocorreram em toda a história do país. Os outros dois casos aconteceram no município de Picos, que fica situado a 300 km de Teresina.

Doença

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada pela transmissão do mosquito Culex, que é o mosquito comum. É uma arbovirose, semelhante a dengue, zika e a chikungunya. Não existe tratamento disponível ainda para os casos leves e moderados, então o paciente fica em repouso e com reposição de líquidos. Em casos graves da doença, possui a necessidade de acompanhamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas

Os sintomas comuns da Febre do Nilo são: febre aguda, que pode ser acompanhada de mal-estar; distúrbio alimentar; náusea; vômito, dor nos olhos; dor de cabeça; dor muscular; manchas vermelhas na pele e nódulos atrás da orelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí registra únicos casos de febre do Nilo na história do país

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de Febre do Nilo no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.