Fechar
GP1

Ubatuba - São Paulo

MG investiga caso suspeito de coronavírus chinês em Belo Horizonte

Paciente com suspeita da doença é brasileira mas esteve na China recentemente; exames ainda estão em andamento.
Por Estadão Conteúdo

A Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais investiga um caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus de uma mulher brasileira que retornou recentemente da China. Conforme nota divulgada pela pasta nesta quarta-feira, 22, a paciente, de 35 anos, é brasileira mas voltou de Xangai a Belo Horizonte no último dia 18 de janeiro com sintomas respiratórios "compatíveis com doença respiratória viral aguda". Na China, a doença já teve 17 mortes e mais de 400 casos.

Segundo a secretaria, "tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus". Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o Hospital Estadual de Menezes (HEM) para observação cuidadosa em ambiente hospitalar.

"Todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas", segundo a pasta. Conforme informações que foram repassadas pela paciente à vigilância epidemiológica de BH, a paciente não esteve na região de Wuhan, epicentro da crise nem teve contato com pessoa sintomática na China.

Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica estão em andamento em laboratórios de referência, de acordo com a secretaria. Na China, o novo coronavírus já causou 17 mortes e mais de 400 infecções, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo governo chinês. Também já foram registrados casos no Japão, na Coreia do Sul, na Tailândia e nos Estados Unidos. México e Colômbia também informaram nesta quarta investigar casos suspeitos de coronavírus.

Os primeiros casos de coronavírus foram reportados em dezembro em Wuhah, região da China central. Os sintomas da nova infecção são febre e fadiga, acompanhados de tosse seca e, em muitos casos, de dispneia (dificuldade de respirar).

Governo federal já notificou portos, aeroportos e fronteiras

O governo federal já notificou a área de portos, aeroportos e fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as medidas de prevenção à entrada do coronavírus no País. A área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde também foram notificadas para seguir as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por coronavírus sobe para 17

Estados Unidos confirmam registro de 1º caso de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.