Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Covid-19: Cabo da PM de Timon confecciona 150 máscaras para policiais

Em entrevista ao GP1, o cabo Roberth de Sousa contou que a ideia partiu da necessidade do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que está em falta no mercado.

Em tempos de pandemia do coronavírus que, no Brasil, já deixou 25 pessoas mortas, segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde nesse domingo (22), o cabo Roberth de Sousa, lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon, resolveu confeccionar máscaras de TNT, juntamente com sua família, para distribuir aos seus colegas de farda, que atuam nas barreiras policiais na circunscrição do 11º BPM.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta segunda-feira (23), o policial militar disse que já conseguiu confeccionar cerca de 150 máscaras. Ele contou que a ideia partiu da necessidade do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que está em falta no mercado.

  • Foto: Reprodução/Roberth de SousaCabo Roberth de Sousa mostra produção das máscaras com sua mãeCabo Roberth de Sousa mostra produção das máscaras com sua mãe

“Na verdade, tudo começou pela necessidade do 11º batalhão que não tinha ainda. Conversando com minha mãe eu disse que tinha uma forma de fazer, comprando TNT, cola quente e liga. Fomos comprar esse material e começamos fazer para nós de casa”, relatou.

A ideia ganhou força e os policiais do quartel passaram a sugerir que as máscaras poderiam ser usadas pelos companheiros em seus trabalhos rotineiros. “A gente viu o pessoal comentando nos grupos e então eu resolvi confeccionar para o quartel. A Polícia Militar do Maranhão mandou a gente fazer barreiras nas pontes e, mediante isso, decidimos então fazer para o pessoal que trabalha nas barreiras, pois fazer para o quartel inteiro seria difícil, até porque o material que a gente comprou só daria para nós aqui em casa, mas passamos a fazer. No primeiro dia deu certo, graças a Deus, fizemos a segunda vez e se precisar já temos 50 confeccionadas”, ponderou.

  • Foto: Reprodução/Roberth de SousaProdução das máscarasProdução das máscaras

O cabo Roberth ressaltou, porém, que comprou o material com dinheiro do próprio bolso e que ontem o elástico de borracha, usado para prender a máscara, acabou e foi necessário recorrer ao comandante do 11º BPM, tenente-coronel Ribeiro, que conseguiu o material.

Doações

Ele deixou claro que apesar de ter sido o autor da ideia, a sua mãe é quem produz as máscaras que, no primeiro momento, estavam sendo feitas de forma artesanal. Agora ela passou a confeccionar na máquina de costura, mas está precisando de matéria-prima (TNT, elástico) para continuar a produção voluntária. “Agora a minha mãe passou a fazer na máquina de costura, pois ela usava cola quente e estava queimando os dedos, mas mesmo assim ela se dispôs a continuar, porém nós estamos precisando de TNT, pois está acabando”, acrescentou.

Quem tiver interesse em colaborar com doações, basta entrar em contato com o cabo Roberth de Sousa, através do telefone (86) 9 9960-9994.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OMS adverte sobre escassez de máscaras com avanço do coronavírus

Coronavírus: um bilhão de pessoas estão confinadas no mundo

Coronavírus: diretor do São Marcos pede ajuda para comprar equipamentos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.