Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mais de 10 idosos correm risco de morrer por falta de sangue no HGV

Hoje, 13 pacientes idosos estão precisando de sangue para realizar cirurgias no HGV, mas o hospital está sem bolsas para fazer os procedimentos.

O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, fez um apelo na manhã desta terça-feira (24) para que a população se dirija até o Hemopi e doe sangue. Hoje, 13 pacientes idosos estão precisando de sangue para realizar cirurgias no HGV, mas o hospital está sem bolsas para fazer os procedimentos.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira, Gilberto Albuquerque ressaltou que os pacientes estão com fraturas e necessitam passar por cirurgias. Um deles apresenta quadro neurológico comprometido. “Hoje nós temos 13 pacientes idosos, que não serão operados por falta de sangue. Agora, eles estão só esperando sangue. A população se afastou da doação. Então imagina só, paciente idoso com cirurgia grande a gente precisa ter sangue”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueGilberto Albuquerque

O diretor do HGV relatou que o único paciente que apresentava sintomas sugestivos para Covid-19 foi encaminhado para o Hospital Natan Portela, no entanto, o resultado foi negativo.

Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer ao público que não há risco de contrair a Covid-19 durante a doação de sangue e que embora tenha 13 pacientes idosos no HGV que necessitam de bolsas, outros pacientes dos demais hospitais, como o São Marcos, por exemplo, também se encontram em situação parecida.

“A gente precisa lembrar que existem outras situações que nós vamos precisar de sangue, tem gente que tem hemorragia, aneurisma, AVC, esses pacientes precisam de sangue para serem operados. Eu tenho um paciente neurológico e nós vamos operar com sangue ou sem sangue, pois se ele ficar sem a cirurgia o risco de morrer é grande”, acrescentou.

DOE SANGUE

Horário de atendimento do Hemopi

7h15 às 18h - segunda a sábado

Já no interior, os hemocentros das cidades de Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda à sexta-feira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coronavírus afeta estoque de bolsas de sangue do Hemopi

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.