Fechar
GP1

Saúde

Vacina de Oxford é 82% eficaz se intervalo entre doses for de 12 semanas

Imunizante também demonstrou eficácia de 76% com apenas uma dose e alta proteção contra casos graves de covid-19.

Um estudo divulgado nesta terça-feira (2) mostrou que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em conjunto com a AstraZeneca tem 76% de eficácia contra infecções sintomáticas durante três meses após a primeira dose. A eficácia pode aumentar quando a segunda dose for aplicada com o intervalo maior.

A Universidade de Oxford informou ainda que as conclusões do estudo, que ainda não foram analisadas pela comunidade científica, aprovam a decisão do Reino Unido de aumentar o tempo entre a dose inicial e a de reforço para 12 semanas.

A empresa AstraZeneca também autorizou o aumento do tempo entre as doses e definiu a mudança como ‘a melhor estratégia para a vacina’.

Os resultados, coletados no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul, indicaram que uma proteção foi obtida depois da primeira dose e que as respostas imunológicas foram reforçadas quando houve um intervalo maior até a segunda dose. Participantes com idades entre 18 a 55 anos participaram do estudo.

"A eficácia da vacina após uma única dose padrão da vacina entre o dia 22 e o 90º dia pós-vacinação foi de 76%, e análises modeladas indicaram que a proteção não diminuiu durante esse período inicial de três meses", disseram acadêmicos de Oxford.

Conforme o estudo, a eficácia geral da vacina foi de 82,4% com o intervalo de 12 semanas ou mais até a segunda dose. A eficácia da vacina caiu para 54,9% quando a outra dose foi administrada em menos de seis meses após a primeira dose.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.