Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Gestante e crianças são vacinadas por engano contra covid-19 em SP

A prefeitura abriu investigações para a apuração de responsabilidades.

Na cidade de Itirapina em São Paulo, um envio errado de frascos da Coronavac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, fez com que 46 pessoas fossem imunizadas indevidamente contra o novo coronavírus, entre essas, uma gestante e 28 crianças.

De acordo com a Prefeitura de Itirapina, o problema foi detectado na última quarta-feira. A prefeitura abriu investigações para a apuração de responsabilidades.

Durante o controle do estoque das vacinas, foi percebida a falta das 46 doses, que imunizaram indevidamente na última terça-feira, 18 adultos e 28 crianças em um posto de vacinação. Segundo a prefeitura, imediatamente verificou-se a possibilidade de que o erro pudesse ter sido cometido por uma técnica de enfermagem, ao fazer a separação da caixa com os frascos da vacina.

A Secretaria de Saúde de Itirapina, procurou as famílias dos 46 vacinados para informar sobre o engano. Até o momento nenhuma anormalidade foi detectada, de acordo com a administração.

As 46 pessoas que deveriam receber a vacina da gripe (influenza), mas que receberam a dose da Coronavac, serão acompanhadas por 14 dias por uma equipe médica. 26 dos 46 vacinados passaram por consultas médica nessa quinta-feira (15).

Ainda de acordo com a prefeitura, as famílias das crianças estão sendo orientadas por uma pediatra, que está fazendo a avaliação das imunizadas.

Piauí

O estado do Piauí recebe hoje (16), mais 87 mil doses de imunizantes contra a covid-19 (coronavírus), sendo 53 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz, e 34 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo instituto Butantan.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), informou que esta nova remessa de imunizantes será destinada a vacinação de idosos de 60 a 64 anos; 65 a 69 anos; profissionais da saúde e trabalhadores das forças armadas do estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.