Fechar
GP1

Saúde

Florentino Neto autoriza retomada de cirurgias eletivas no Piauí

Os procedimentos estavam suspensos por conta da pandemia e retomam com a decisão da Sesapi.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, autorizou nesta quarta-feira (07), o retorno das cirurgias eletivas que foram suspensas devido a pandemia da covid-19 no Piauí. A medida tem como objetivo reduzir a fila de espera para os procedimentos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde – Sesapi – foram levados em consideração alguns fatores para a retomada, como a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus e a redução do número de óbitos pela doença. A queda nas mortes por Covid nas últimas duas semanas foi de 54%.

Foto: Divulgação/AscomFlorentino Neto
Florentino Neto

A Sesapi pontua que cada município tem autonomia para planejar e executar o retorno das cirurgias eletivas de acordo com suas demandas. Mesmo com a suspensão dos procedimentos, as cirurgias de emergência continuaram sendo feitas.

“Vamos reorganizar essa rede de cirurgias levando em consideração a situação de cada região em relação à pandemia. Temos um grande número de pacientes esperando pelos procedimentos, mas vamos vencer essa fila o mais rápido possível” afirma Florentino Neto.

As primeiras cirurgias que retornaram a ser feitas no Piauí foram as laparoscópicas, que desde o dia 2 de julho, quando foi lançado o Marco Regulatório da Laparoscopia, já estavam sendo realizadas. “Estamos usando essa técnica minimamente invasiva para salvar vidas e também reduzir as filas por cirurgias no Estado, mas temos que lembrar que a pandemia ainda não acabou. É preciso manter os cuidados para não elevar os números da doença”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.