Banhistas que estavam em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, presenciaram o aparecimento de centenas de caravelas-portuguesas no sábado (27). Segundo a Defesa Civil, a espécie marinha é avistada nas águas da região nesta época do ano. Além de aparecer em São Paulo, os animais foram avistados no litoral do Rio Grande do Sul.

Estes animais marinhos chamam a atenção dos banhistas por conta da beleza, no entanto as caravelas-portuguesas podem causar queimaduras graves em quem encostar, causando ardências ou dores nos ferimentos, durando até 30 minutos. Além disso, estes animais marinhos podem chegar ao comprimento de até 30 metros.

A gravidade da queimadura ainda pode variar, pois depende da parte do corpo em que a lesão foi feita. Locais da região abdominal ou torácica podem gerar complicações mais séries, em casos graves, pode levar a uma parada cardiorrespiratória.

Em casos de queimaduras leves, é recomendado que a ferida seja lavada com a própria água do mar ou vinagre, sem esfregar. Segundo as recomendações das autoridades de saúde, a água doce não é recomendada para lavar o local lesionado, pois pode piorar o estado da ferida.