Fechar
GP1

Aparecida - São Paulo

Basílica de Aparecida realiza missa de Páscoa com presença de 150 fiéis

Outras duas missas com público devem ser realizadas na basílica ao longo do dia.

A Basílica de Aparecida realizou na manhã deste domingo, 4, missa de Páscoa com a presença de público. De acordo com o Santuário Nacional, cerca de 150 fiéis estiveram na celebração, todos de máscaras, sentados e com distanciamento. Haverá ainda outras duas missas no local ao longo do dia, ambas terão presença de público e também serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

As pessoas só puderam assistir presencialmente por causa da decisão liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) que desde o último sábado vetou a proibição feita por Estados e municípios de celebrações religiosas presenciais.

Foto: Reprodução/YoutubeMissa de Páscoa em Aparecida teve a presença de 150 fiéis
Missa de Páscoa em Aparecida teve a presença de 150 fiéis

A decisão limita a ocupação de 25% da capacidade total, mas destoa de outras decisões tomadas pelo STF, como a que garantiu autonomia para que governadores e prefeitos decretem medidas de isolamento. A assessoria de imprensa do Santuário Nacional informou que o templo pode receber hoje mil pessoas, de um total de 35 mil possíveis.

Em São Paulo, o decreto que vetou atividades religiosas coletivas foi editado após recomendação do procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo em 9 de março. Membros do gabinete de crise da covid-19 instituído no Ministério Público paulista consideraram a medida ‘imprescindível’ em razão do aumento do número diário de pessoas infectadas, de internações e de mortes por covid-19.

A Igreja da Sé, no centro de São Paulo, respeitou a determinação feita pelo governo. Por causa do agravamento da pandemia, a missa deste domingo não teve a participação de fiéis e foi transmitida pelas redes sociais. Também por causa da emergência sanitária, a liturgia da missa foi simplificada. Em vez das habituais sete leituras do Antigo Testamento, seguidas de salmos e orações, que recordam a história da salvação do povo de Deus, este ano, foram proclamadas apenas três.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.