Fechar
GP1

Brasil

Ministério da Justiça cria canal para denúncias de ataques a escolas

Um grupo de 50 policiais passou a se dedicar exclusivamente ao monitoramento 24h dessas denúncias.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de denúncias ameaças de ataques a instituições de ensino publicadas na internet. A iniciativa se dá após os dois casos recentes registrados no Brasil, o primeiro deles em São Paulo, onde uma professora foi morta, e o outro ocorrido na quinta-feira (5), quando quatro crianças foram assassinadas em uma creche na cidade de Blumenau (SC).

A plataforma do Ministério da Justiça pode ser acessada através desse endereço eletrônico: www.mj.gov.br/escolasegura. Todas as denúncias enviadas serão mantidas sob sigilo.

Foto: Google Street ViewCreche Cantinho Bom Pastor
Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), foi alvo de ataque

Os dados informados em cada denúncia serão analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi), que atua no assessoramento de investigações sobre crimes virtuais no Brasil. O grupo agora conta com 50 policiais, que nos próximos dias irão se dedicar exclusivamente, e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.

Ataques a escolas

No dia 27 de março a professora Elisabete Tenreiro, 71 anos, morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem esfaqueadas por um aluno de 13 anos, durante ataque a escola estadual Thomazia Montoro, localizada na zona oeste de São Paulo (SP). O agressor, que cursava o oitavo ano do ensino fundamental na escola, foi desarmado por professoras e está internado em uma unidade da Fundação Casa.

Já em Blumenau (SC), a tragédia foi ainda maior. Um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, armado com uma machadinha, e matou quatro crianças: Bernardo Pabst da Cunha e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos; Bernardo Cunha Machado, 5 anos; e Larissa Maia Toldo, de 7 anos. O criminoso ainda feriu outras cinco crianças. Ele foi preso em seguida.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.