Fechar
GP1

Brasil

Deputado do PT é autor de notícia-crime para investigação de ONG

Recentemente, a organização Transparência Internacional teceu críticas contra o governo Lula (PT).

O deputado petista Rui Falcão é o responsável pela notícia-crime que resultou na abertura de uma investigação contra a Transparência Internacional, nesta segunda-feira (05). O parlamentar, que é autor da peça, recomenda apuração da cooperação firmada em 2014, entre o Ministério Público Federal (MPF) e a ONG.

Nessa época, a Transparência Internacional é acusada de receber recursos da Lava Jato e teria participado da elaboração de um plano sobre a gestão de uma multa de R$ 2,3 bilhões, imposta à J&F, dos empresários Joesley e Wesley Batista.

Diante disso, a ONG foi designada como responsável pela administração da aplicação dos recursos. A notícia-crime, de autoria do parlamentar, apresenta as rubricas dos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Fernando Hideo Lacerda, que fazem parte do grupo de Prerrogativas.

Corrupção

A Transparência Internacional é uma ONG reconhecida por elaborar rankings sobre a corrupção ao redor do globo. No ano de 2023, o levantamento feito pela organização mostrou que o Brasil vem decaindo no combate a essa prática.

Recentemente, a ONG elaborou um relatório no qual critica o presidente Lula, especialmente em relação às duas indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin e Flávio Dino. Além disso, a escolha de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República também foi motivo de descontentamento, visto que Gonet não fazia parte da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Em suma, o relatório aponta para uma interferência negativa do Governo Federal na autonomia do sistema de Justiça, especialmente com a indicação de um advogado particular de Lula, seguida por um político.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.