Fechar
GP1

Brasil

Lula vai vetar fim das "saidinhas" de presos, diz Lewandowski

Aprovado pela Câmara, o projeto concede o benefício somente aos detentos que estejam estudando.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vetar um trecho do Projeto de Lei (PL) que põe fim às “saidinhas” de presos em regime semiaberto nos feriados e datas comemorativas.

Conforme Lewandowski, o chefe do Executivo vai descartar o trecho que impede que os presos visitem suas famílias. Contudo, o restante do PL será mentido. “Entendemos que a proibição de visitas às famílias dos presos que já se encontram no regime semiaberto atenta contra valores fundamentais da Constituição”, afirmou o ministro.

As “saidinhas” são concedidas pela Justiça a presos do sistema semiaberto que já cumpriram no mínimo um sexto da pena, no caso de réu primário, e um quarto da pena, em caso de reincidência. Esse benefício é concedido em cinco feriados por ano, que duram sete dias por semana.

O PL foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados, e concede o benefício somente em casos que o detento frequente curso profissionalizante, ensino médio ou ensino na Câmara, exceto para os condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.