Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo Federal estuda volta de imposto sobre movimentação financeira

A informação foi declarada a imprensa pelo ministro Carlos Jupi, nessa segunda-feira (22).

O Ministério da Previdência Social estuda a volta da Contribuição Provisória sobre a movimentação financeira (CPMF), segundo o ministro Carlos Lupi. O titular da pasta afirmou nessa segunda-feira (22), a jornalistas, que o tributo é um “imposto justo”.

No entanto, a decisão depende da área econômica. E está sob avaliação da pasta a retomada do tributo para financiar o sistema previdenciário brasileiro.
“Acho que nisso vou contrariar muitos, porque dá muito desgaste, mas eu falo o que penso que a CPMF é um imposto justo”, disse o ministro Carlos Lupi.

O Ministro ainda diz que não se trata de um debate isolado, mas que o imposto cobraria de pessoas financeiramente melhores de vida. “Porque cobra mais de quem circula mais o dinheiro, mas não é uma discussão isolada”, resumiu o Ministro.

Durante uma reunião na semana passada, Lupi e a Confederação Nacional de Serviços discutiram um financiamento geral da previdência. No encontro a entidade sindical apresentou alternativas relacionadas à desoneração da folha de pagamentos, incluindo a possibilidade de retomada da CPMF, que era cobrada para financiar a área da saúde.

A CPMF tinha sido extinta em 2007, e inicialmente o governo Lula tinha descartado a retomada do imposto. O Ministro da Fazenda do governo Lula 3, Fernando Haddad, havia preterido a retomada do imposto compulsório. “Não está no nosso radar, nem no plano do governo, nem nos planos da área econômica”, declarou Haddad em Março deste ano.

*Com colaboração da repórter Carlos Santos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.