Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo Federal retoma impostos sobre o diesel a partir desta segunda

O governo já havia retomado a cobrança do imposto de maneira parcial, em setembro do ano passado.

O Governo Federal voltou a cobrar integralmente o PIS/Cofins sobre o diesel, na ordem de R$ 0,35 por litro, nesta segunda-feira (1º). A promessa é de que a reoneração não incida sobre a cobrança para o consumidor final, na bomba de combustível.

Segundo Fernando Haddad, ministro da Fazenda, o aumento na carga tributária será atenuado pelas reduções de preços anunciadas pela Petrobras, que anunciou que a redução do preço de venda de diesel A para as distribuidoras chegou a 22,5%, em 2023.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Bomba de Combustível
A promessa é de que o consumidor não pague a diferença, no momento de abastecer

“[Essa redução] mais que compensa a reoneração [que entrará em vigor] em 1º de janeiro. Pelo contrário, deveria haver uma pequena redução [do preço final]”, disse o chefe da Fazenda, no dia 26 de dezembro.

O PIS/Cofins sobre o diesel não era cobrado desde 2021, até que em setembro de 2023, o Governo Federal voltou a cobrar parcialmente e, agora, retoma a cobrança integral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.