Fechar
GP1

Economia e Negócios

Febraban anuncia fim das transferências via DOC e TEC

Federação informou que os clientes poderão agendar transferências via DOC ou TEC até as 22h de hoje.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o encerramento das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) a partir desta segunda-feira (15). A medida, que afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, vem em resposta à diminuição do uso desses sistemas tradicionais de pagamento bancário.

Os clientes poderão agendar transferências via DOC ou TEC até as 22h de hoje. Após esse horário, esses serviços não estarão mais disponíveis. No entanto, as transferências já programadas serão processadas até o dia 29 de fevereiro, data em que o sistema será definitivamente extinto.

Além do DOC, as instituições bancárias também deixarão de oferecer a TEC, uma operação realizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. Não foram anunciadas mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).

No sistema DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já na TEC, a transferência é efetuada, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem. Com o encerramento desses sistemas, os bancos processarão as últimas transferências DOC e TEC no dia 29 de fevereiro.

Segundo a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020. Um levantamento da instituição mostra que o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento usados em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.