Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasil deve crescer abaixo da média mundial em 2024, aponta boletim

Os dados com as perspectivas para economia brasileira constam no Boletim Focus, do Banco Central.

A previsão do mercado financeiro é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresça 1,52% em 2024, metade da alta prevista para 2023. O resultado do ano passado deve ser divulgado em 1º de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados com as perspectivas para a economia brasileira constam no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central no dia 26 de dezembro. O relatório é divulgado semanalmente e traz projeções de economistas sobre diversos indicadores.

Nele há projeções mais pessimistas, como a da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, com alta de apenas 1%, e mais otimistas, como prevista pelo Ministério da Fazenda, que aposta em crescimento de 2,2%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse no dia 5 de dezembro esperar crescimento de 2,5% para o PIB do Brasil em 2024. Contudo, para isso, segundo ele, o “Banco Central precisa fazer o trabalho dele”.

Crescimento abaixo da média global

As estimativas dos principais organismos internacionais indicam que o PIB global terá expansão de 2,1% (Fitch Ratings) a 2,9% (Fundo Monetário Internacional) em 2024. “Problemas” do mercado imobiliário da China, dos Estados Unidos e da União Europeia são alguns dos fatores que explicam a desaceleração.

No entanto, a projeção mundial tende a ser maior do que a brasileira. As previsões destas organizações para a atividade econômica no país são de alta de 1,3% a 1,8%.

No Grupo dos 20 (G20) — que reúne os 19 países mais industrializados do mundo mais a União Europeia e a União Africana — seis nações devem registrar crescimento maior que o Brasil:

Arábia Saudita (de 3,1% a 4%);

China (de 4,4% a 4,7%);

Coreia do Sul (de 2,1% a 2,2%);

Índia (de 6% a 6,4%);

Indonésia (de 5% a 5,2%); e

Turquia (de 2,6% a 3%).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.