Fechar
GP1

Timon - Maranhão

Juiz quebra sigilo telemático do acusado de matar empresário piauiense

Medida foi autorizada pelo juiz Josemilton Silva Barros, do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon.

O juiz Josemilton Silva Barros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon, autorizou a quebra do sigilo de dados telemáticos de Francisco Willian dos Santos Soares, um dos acusados de assassinar o empresário piauiense Raimundo Mendes de Andrade, que foi morto com um tiro na cabeça no dia 7 de março, quando teve a casa invadida por bandidos na cidade de Timon-MA. A decisão foi dada no dia 8 de março.

Nos autos, o magistrado argumentou que a quebra de sigilo visa a extração de dados de conversas e imagens de dispositivos móveis, incluindo agendas, registros de chamadas, mensagens SMS, galerias de fotos, vídeos e áudios, tanto armazenados internamente quanto em nuvens, bem como dados de aplicativos de mensagens como WhatsApp (vídeos, fotos, áudios, mensagens de áudio e texto, fotografias), mensageiros modificados, redes sociais como Facebook, Telegram, Instagram, e-mails, cartões de memória e contas Google dos aparelhos celulares, é necessário utilizar ferramentas especializadas de recuperação e análise de dados.

Foto: Reprodução/WhatsAppEmpresário piauiense Raimundo Mendes de Andrade, que foi morto em Timon
Empresário piauiense Raimundo Mendes de Andrade, que foi morto em Timon

Além da quebra de sigilo do acusado, a Justiça também autorizou acesso aos dados da vítima para serem usados durante a investigação da Polícia Civil do Maranhão.

Dois acusados presos em flagrante

Francisco Willian dos Santos Soares foi preso no dia seguinte ao crime por uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Timon. Além dele, foi preso Antônio Francisco Paulo da Silva. Com a dupla, foi apreendido o veículo utilizado no ato criminoso, um carro modelo Ford Ka preto, que será submetido à perícia como parte das diligências de esclarecimento sobre o caso.

Segundo informações do delegado Otávio Chaves, responsável pela investigação, tudo indica que o caso se trata de latrocínio (roubo seguido de morte) e o alvo do roubo seria a mercadoria com a qual o empresário trabalhava, pedra de fel do boi. Os bandidos chegaram um dia antes em Timon já com a intenção do assalto.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Otávio Chaves
Delegado Otávio Chaves

As pedras de fel são formadas a partir do acúmulo de substâncias no interior da vesícula biliar dos bovinos. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar antes de ser liberada no intestino delgado para ajudar na digestão de gorduras.

O produto tem valor para produção de remédios contra doenças do fígado, serve de matéria-prima para cremes e loções hidrantes e ainda pode ser usado como emulsificante na indústria alimentícia. As pedras também são utilizadas tradicionalmente para induzir a formação de pérolas em ostras.

Entenda o caso

O empresário piauiense Raimundo Mendes de Andrade, de 68 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça, na manhã do dia 7 de março, após ter a casa invadida por criminosos no bairro Planalto Formosa, na cidade de Timon. O GP1 apurou que a vítima estava em casa com seu irmão, quando dois homens e uma mulher bateram no portão da residência, por volta de 7h30. Ao se dirigir para o portão, o irmão de Raimundo Mendes foi abordado e amarrado pelos três suspeitos, que entraram no imóvel à procura do empresário.

Em uma ação rápida, os criminosos foram até o quarto de Raimundo Andrade, que abriu a porta e foi surpreendido com um tiro à queima-roupa na testa. A vítima não resistiu ao ferimento e morreu dentro de casa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.