Fechar
GP1

Mundo

Novo decreto anti-imigração de Trump vai acelerar deportações

Entre as medidas, está uma que visa acelerar o processo de deportação de imigrantes ilegais e contratar 15.000 novos agentes para combater a imigração ilegal.

Novas diretrizes sobre controle migratório nos Estados Unidos foram estabelecidas nesta terça-feira (21) pelo governo de Donald Trump. Entre as medidas, está uma que visa acelerar o processo de deportação de imigrantes ilegais e contratar 15.000 novos agentes para combater a imigração ilegal.

Antigamente, a prioridade para expulsão eram imigrantes sem documentos condenados por crimes graves. Agora, os imigrantes condenados por qualquer infração poderão ser removidos por oficiais da alfândega e os agentes da patrulha fronteiriça.

Segundo a Veja, essas novas determinações representam uma notável mudança em relação às diretrizes do governo de Barack Obama, que ordenava não deportar com base em violações menores da lei, como dirigir sem licença ou com faróis apagados.

  • Foto: AFPDonald TrumpDonald Trump

Neste novo decreto, não foi mencionado o banimento de pessoas de alguns países de maioria muçulmana, como o decreto anterior, que foi cassado pela Justiça, que determinava que pessoas da Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália, Iêmen e Iraque fossem barrados.

O secretário de Segurança Nacional, John Kelly foi quem assinou o decreto, que também prevê a contratação de 10.000 novos agentes para o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) e 5.000 mil para o Escritório de Alfândegas e Fronteiras (CBP).

As novas normas autorizam também a maior capacidade legal aos agentes migratórios federais, assim como permitirá que agentes estaduais ou locais possam se somar a estes trabalhos de controle migratório.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.