Fechar
GP1

Mundo

Justiça anula condenação de ex-vice-presidente do Equador

Jorge Glas também foi condenado em caso de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht.

O Tribunal Nacional de Justiça do Equador anulou, nesta quinta-feira (10), uma sentença de oito anos de prisão contra o ex-vice presidente do país, Jorge Glas. Ele possui outras duas condenações, e por essa razão permanece preso. Em um desses processos, Glas foi acusado de corrupção por envolvimento com a empreiteira brasileira Odebrecht.

Jorge Glas foi condenado em 2021, por peculato, em um caso de expropriação de um campo de petróleo durante o governo do então presidente Rafael Correa. Segundo a revista Oeste, o Ministério Público afirmou à época que o prejuízo aos cofres públicos foi de quase US$ 30 milhões.

Os magistrados do Tribunal Nacional de Justiça entenderam que o procedimento processual havia sido violado sem o “devido direito de defesa dos sentenciados”. Outros seis réus, incluindo dois ex-ministros do governo Rafael Correa, foram beneficiados com a nulidade da sentença.

Por sua vez, o Ministério Público opinou contra a decisão, contudo, a Justiça julgou a manifestação improcedente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.