Fechar
GP1

London - England

Relógio Big Ben volta a marcar o ritmo em Londres neste domingo

O relógio mais famoso do mundo passou cinco anos em restauração. Ele volta à atividade hoje (13).

Após cinco anos em restauração, o relógio Big Ben, localizado em Londres, voltará às atividades neste domingo (13) para marcar mais uma vez o ritmo dos dias na capital britânica.

O grande relógio que fica localizado na sede do parlamento britânico retomará sua atividade normal após uma limpeza completa das mais de 1.000 peças que compõem seu mecanismo, incluindo o seu imenso sino de 13,7 toneladas.

Em agosto de 2017, uma multidão se reuniu em Westminster para ouvir os últimos repiques de seus cinco sinos de ferro fundido. Já neste domingo (13), os britânicos se reunirão novamente, às 8h no horário de Brasília, para ouvir mais uma vez o som deste símbolo de Londres. O carrilhão de quatro sinos do Big Ben tocará a cada quarto de hora, enquanto o sino principal tocará a cada hora, como aconteceu nos 158 anos anteriores à renovação.

Nos últimos cinco anos em que passou pela restauração orçada em 80 milhões de libras, o Big Ben tocou poucas vezes. A última vez foi para o funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro de 2022.

Restauração

A restauração envolveu não somente a limpeza do ponto turístico, como também a pintura dos braços e martelos do relógio. Contudo, os sinos não se moveram. A parte mais complicada foi desmontar o mecanismo do relógio que pesa em torno de 11,5 toneladas, para limpá-lo.

Além disso, 28 luzes LED agora iluminam os quatro mostradores do relógio, com cores que variam do verde ao branco para se assemelhar aos lampiões a gás da era vitoriana. Outra luz branca maior foi colocada acima dos sinos para indicar quando o Parlamento está em sessão.

Antes da reforma, os relojoeiros verificavam a precisão da hora usando seus telefones. Agora, o relógio é calibrado por GPS. Já o método de acertar a hora continua muito tradicional: moedas antigas são usadas para adicionar, ou subtrair, peso das molas do relógio gigante, permitindo que um segundo seja ganho, ou perdido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.