Fechar
GP1

Mundo

Mundo chega a 8 bilhões de habitantes, segundo projeção da ONU

A ONU espera que o mundo tenha cerca de 9,7 bilhões de pessoas até 2050.

O mundo atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas nesta terça-feira (15), de acordo com a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). O número foi alcançado onze anos depois de registrar 7 bilhões, em 31 de outubro de 2011.

A ONU espera que o mundo tenha cerca de 9,7 bilhões de pessoas até 2050 e 10,4 bilhões até 2080, para permanecer neste nível até pelo menos 2100.

De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.

O mundo também deve ficar mais velho: a quantidade de pessoas com mais 65 anos será igual ao número de crianças com menos de 12 anos. Até lá, a estimativa é que 61 países diminuam 1% ou mais de sua população devido aos baixos níveis de natalidade e às altas taxas de emigração.

A China é atualmente o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. Em seguida aparece a Índia, com 1,3 bilhão. Juntos, os dois países do continente asiático reúnem mais de 25% da população do planeta terra. Ainda espera-se que seja ultrapassada pela Índia até 2023.

Desigualdades

O rápido crescimento populacional também significa mais pessoas competindo por água e recursos escassos.

Segundo o secretário-geral, António Guterres, a marca a ser atingida é resultado de “avanços científicos e melhorias no sistema social”, mas ressalta que à medida que a família humana cresce, a desigualdade também aumenta.

Impactos da pandemia

Além destas tendências de longo prazo, a aceleração da crise climática e a recuperação desigual da pandemia da covid-19 aumentam as desigualdades. Segundo a ONU, inundações, tempestades e secas estão devastando países que em quase nada contribuíram para o aquecimento global.

A pandemia da Covid-19 afetou, além da expectativa de vida, a fecundidade e mobilidade humana, incluindo fez com que restringisse a migração internacional.

Brasil

O Brasil é o país mais populoso da América Latina, com 217 milhões de habitantes. Segundo a ONU, o Brasil deverá manter-se como o 7º mais populoso do mundo até pelo menos 2050, com 230 milhões de habitantes no país.

O pico populacional da Terra será próximo de 10,5 bilhões de pessoas daqui a 60 anos. A expectativa é estabilizar nesse nível até o final do século.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pico populacional do Brasil será atingido em 2047: cerca de 233 milhões de pessoas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.