Fechar
GP1

Mundo

China quer construir nova ordem mundial “mais justa” com a Rússia

Na reunião, líderes dos dois países debateram geopolítica e trataram sobre a invasão russa à Ucrânia.

O secretário de Assuntos Internacionais do Partido Comunista da China (PCC) Yang Jiechi informou na última segunda-feira (12), que quer construir ao lado da Rússia uma ordem internacional "em uma direção mais justa e racional”.

Durante evento realizado com o embaixador da Rússia no país, Andréi Denisov, o secretário de Assuntos Internacionais frisou que a relação entre os dois países segue avançando na direção correta. “Sob o comando estratégico dos presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin, a relação entre os dois países sempre avança na direção correta”, disse Jiechi.

Na reunião, Jiechi e Denisov debateram geopolítica e trataram sobre a invasão russa à Ucrânia. Desde o início do conflito, a China não condenou o ato, tampouco a Rússia engrossou o coro contra investidas do PCC em Taiwan.

Aproximação

China e Rússia buscam uma aproximação para atuar como contrapeso ao domínio global dos Estados Unidos, fragilizados sob o governo de Joe Biden. Na próxima semana, Putin e Xi Jinping se reunirão para uma cúpula regional.

Após as sanções de países ocidentais, a Rússia tenta estreitar os laços com os países asiáticos, em particular a China.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.