Fechar
GP1

Mundo

Ex-presidente do Peru é preso nos EUA após se entregar às autoridades

Alejandro Toledo se rende após seus pedidos de bloqueio de extradição serem negados.

O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, se entregou às autoridades dos Estados Unidos na última sexta-feira (23). O político tomou a decisão após seu pedido de bloqueio de extradição para o Peru ter sido negado.

O ex-presidente é acusado de ter receptado um valor que chega perto de R$ 125 milhões (US$ 25 milhões, em dólares) da construtora brasileira Odebrecht, que já foi alvo de vários escândalos, em troca de suporte para conseguir realizar obras públicas. A sentença requerida pelos promotores é de 20 anos.

Alejandro Toledo ocupou o cargo de presidente entre os anos de 2001 e 2006. O político estava em prisão domiciliar na cidade de Menlo Park, nos EUA, e seu estado de saúde era usado como argumento para diversas tentativas de paralisação do processo de extradição. O acusado sempre negou as acusações atreladas a ele.

O pedido de extradição é solicitado desde 2018, período que Toledo chegou a trabalhar como professor visitante na Universidade de Stanford. Em 2019, ele chegou a ser preso, porém no ano seguinte foi posto em prisão domiciliar. A extradição, portanto, foi aceita pelo Departamento de Estado dos EUA, em fevereiro de 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.