Fechar
GP1

Mundo

Ambientalistas são condenados por danificarem obra do Vaticano

Guido Viero e Ester Goffi usaram uma cola para grudar seus corpos no pedestal da estátua Lacoonte.

Durante protesto realizado no Vaticano, os ambientalistas Guido Viero e Ester Goffi causaram danos irreversíveis em na estátua histórica de Lacoonte, após colarem seus corpos no pedestal do objeto enquanto pediam pelo fim do petróleo, do gás e da emissão de carbono. O caso aconteceu no ano de 2022, mas foram condenados pela Justiça do Vaticano recentemente.

O julgamento, que começou em março deste ano, finalizou com a condenação da dupla, que pertence ao grupo Ultima Generazione (Última Geração), a nove meses de reclusão e ao pagamento de uma multa de 1500 euros pelo crime de dano agravado, assim como o acréscimo de 28.148 euros, equivalente a R$ 160 mil, ao Governatorato da Cidade do Vaticano.

A defesa dos dois ambientalistas chegou a pedir a absolvição pela prática não ser considerada crime, e chegou a mencionar apenas uma “sujeira”. Além disso, também foi apontado que Viero e Goffi não pretendiam “prejudicar pessoas ou objetos”.

A advogada Floriana Gigli foi em uma direção contrária a defesa dos ambientalistas, pois para ela, os dois nunca se desculparam pelo dano causado ao Museu do Vaticano, mesmo sabendo que o material usado para colar os dois poderia resultar em danos na obra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.