Fechar
GP1

Saúde

Alemanha confirma cinco casos de zika vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um Comitê de Emergência para orientar os países a lidar com a doença.

O Ministério da Saúde da Alemanha confirmou nesta sexta-feira (29) que o país já registrou cinco casos de zika vírus entre outubro de 2015 e janeiro deste ano. O ministério não informou mais detalhes sobre os pacientes

Imagem: Divulgação A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um Comitê de Emergência para orientar os países a lidar com a doença(Imagem:Divulgação) A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um Comitê de Emergência para orientar os países a lidar com a doença

Segundo o G1, recentemente autoridades de saúde da Dinamarca confirmaram que um homem que fez viagem ao Brasil e ao México teve o resultado positivo para o vírus zika. O dinamarquês que tem entre 20 e 30 anos, teve febre, dores de cabeça e dor muscular, e se submeteu ao teste na terça-feira (26) no Hospital Universitário de Aarhus.

Os médicos acreditam que o jovem deve se recuperar logo. Lars Ostergaard, médico que está cuidando do caso, disse que não vê risco da doença se espalhar pela Dinamarca. Ainda não existe vacina contra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

OMS


Na quinta-feira (28), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um Comitê de Emergência para orientar os países a como lidar com o zika vírus. A primeira reunião está marcada para o dia 1º de fevereiro em Genebra. Dados da organização apontam que 23 países já sofrem com a doença.

O diretor de Doenças Comunicáveis e Analise de Saúde da OMS, Marcos Espinal disse que o nível de emergência é considerado alto, pois a epidemia promete se espalhar para fora das Américas. Margaret Chan, diretora-geral da OMS ainda ressaltou que eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, vão contribuir para espalhar a doença.

Microcefalia


Margaret Chan declarou que apesar de a presença do vírus ter grande correlação com casos de microcefalia no Brasil, ainda não está totalmente comprovado que um afeta o outro. Para a síndrome de Gullain-Barré, colapso neurológico que pode ser causado pelo vírus, também faltam evidências.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.