Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Asteroide passará próximo do planeta Terra neste domingo

Identificado como 2013FK, o objeto tem 94 metros de diâmetro e passará em uma distância de 2,7 milhões de quilômetros do planeta.

Um asteroide de grandes dimensões passará perto da Terra neste domingo (5) segundo o Observatório Nacional. Ainda de acordo com o órgão, não há risco de colisões. Identificado como 2013FK, o objeto tem 94 metros de diâmetro e passará em uma distância de 2,7 milhões de quilômetros do planeta.

O monitoramento espacial é feito pelo Observatório Nacional através do projeto Impacton (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra) segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. No país, ele é feito por um telescópio, com espelho de 1,5 metro, instalado no interior do estado de Pernambuco.

  • Foto: Divulgação/NasaAsteroide passa perto da Terra neste domingoAsteroide passa perto da Terra neste domingo

As propriedades físicas desses objetos estão sendo estudadas pelo Observatório do Sertão de Itaparica, em Itacuruba, Pernambuco. Outro asteroide de 19 metros foi identificado em outubro pelo monitoramento e passará a 38.400 quilômetros da Terra, o que representa um décimo da distância entre a Terra e a Lua. Também não existe chance de colisão.

De acordo com a Agência Brasil, no dia 23 de setembro, o objeto 2006SR131, de 11 metros, se deslocará próximo da Terra, a uma distância aproximada de 153 mil quilômetros. Até o momento, são os dois únicos identificados que estarão numa distância inferior entre a Terra e a Lua, que é de aproximadamente 384 mil quilômetros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.