Piauí

Astrogildo Filho toma posse como juiz titular do TRE-PI

A solenidade de posse aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na sede do TRE-PI, no bairro Cabral, zona norte de Teresina.

NAYRANA MEIRELES E THAIS GUIMARÃES

- atualizado

Advogado Astrogildo Filho toma posse como juiz titular do TRE-PI

O advogado Astrogildo Mendes de Assunção Filho tomou posse nesta terça-feira (10), como o novo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A nomeação ocorreu na sede do TRE, no bairro Cabral, zona norte em Teresina.

O juiz já atuava no Tribunal e assume a vaga de titular decorrente do término do segundo mandato do juiz Agrimar Rodrigues de Araújo. A nomeação de Astrogildo foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (18).

Para o juiz empossado, assumir o cargo vai ser um desafio árduo, mas prazeroso. “Eu já integrava o Tribunal Regional desde 2015 na função de juiz substituto. Inclusive na eleição de 2016 exerci a titularidade desde o período das convenções até a realização das eleições e, por ter adquirido essa experiência eu decidi concorrer a vaga de juiz titular. Estou aqui hoje para assumir o cargo e exercer essa missão árdua, mas ao mesmo tempo prazerosa, que mexe com a cidadania, com a população. Além disso, pretendo fazer com que sempre prevaleça a vontade popular que o eleitor manifesta nas urnas”, afirmou.

Segundo a vice-governadora Margarete Coelho, a renovação de juízes no Tribunal, que acontece de dois em dois anos é essencial para o bom desenvolvimento da sociedade. “A função do juiz é reger as regras, controlar e fiscalizar a aplicação das regras do poder, que é realmente um grande desafio. Pois elas são muito voluntariosas. E essa forma do tribunal se compor, em que ele se renova a cada dois anos é essencial, porque traz outra visão. Por isso é muito importante esse renovação”, ressaltou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Joaquim Santana, elogiou o empossado e disse que ele vai cumprir com o que for estabelecido. “Estamos muito satisfeitos pela posse de alguém tão competente, empenhado. E eu creio que vai ser muito importante o trabalho dele nesse biênio”, disse.

MAIS NA WEB