Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cerca de 55% das mães não queriam ter filhos, afirma pesquisa

Participaram do estudo 24 mil mulheres nos anos de 2011 e 2012 em 266 hospitais públicos brasileiros.

Segundo dados da pesquisa “nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento”, revela que cerca da metade das gestações no Brasil não são planejadas. De acordo com o Estadão, participaram do estudo 24 mil mulheres nos anos de 2011 e 2012 em 266 hospitais públicos brasileiros. Ao todo, 55,4% relataram que não pretendiam engravidar, 25,5% queriam esperar mais tempo e 29,9% não tinham desejo de serem mães em nenhum momento. 2% das entrevistadas disseram ter tentado abortar, sem sucesso.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, o País avançou em alguns pontos, como a redução da mortalidade infantil, mas ainda há falha no planejamento familiar. “Sugerimos que é preciso reforçar as políticas de planejamento familiar e que a mulher possa escolher o método livremente”, afirmou.

  • Foto: EstadãoGravidez no BrasilGravidez no Brasil

As mulheres que planejaram suas gestações, em sua maioria, são brancas, escolarizadas, têm relação estável, não fumam nem bebem, têm mais de 35 anos, e renda. Já as gestações indesejadas, estão entre adolescentes pretas e pardas, sem renda, que não têm companheiro nem marido e abusam de álcool e cigarro.

“Quem consegue planejar sua gravidez são as de melhores condições socioeconômicas. Mostrando mais uma vez que, como em relação a quase tudo na saúde da população, você tem enormes iniquidades”, afirma a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Mariza Theme.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.