Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas brasileiros e americanos descobrem bactéria resistente a antibiótico

Nova cepa foi encontrada no sangue de homem que morreu em São Paulo.

Foi identificado por cientistas brasileiros e americanos, uma nova superbactéria no sangue de um paciente que morreu em São Paulo. Essa superbactéria é altamente resiste ao antibiótico vancomicina, um remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus resistentes à metilicina (SARM).

Imagem: DivulgaçãoSuperbactéria resistente a antibiótico é identificada por cientistas.(Imagem:Divulgação)Superbactéria resistente a antibiótico é identificada por cientistas.

Na publicação científica "The New England Journal of Medicine", que foi publica no dia 17 de abril, foi relatado que a nova linhagem isolada no país também pode ser encontrada fora de hospitais, principal local de contaminação, e seriam transmitidas principalmente por contato com a pele.

De acordo com o estudo sobre a nova cepa, os indivíduos podem contrair este tipo de infecção por estafilococos, e não apenas enfermos ou pessoas com imunidade baixa. Ainda é cedo para afirmar que a superbactéria é uma ameaça visto que somente um caso foi documentado.

A pesquisa foi liderada por Cesar Arias, da Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, e teve coautoria de Flávia Rossi, diretora médica do Laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Com informações do G1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.