Fechar
GP1

Piauí

Comissão de Saúde vai discutir legalização da maconha

O tema polêmico tem sido discutido no Brasil com a proximidade da decisão do STF sobre a constitucionalidade ou não de artigo da Lei 11.343/2006.

A Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública com parlamentares, especialistas em saúde e autoridades do direito para analisar e discutir a descriminalização do uso e posse de maconha para consumo próprio.

O tema polêmico tem sido discutido no Brasil com a proximidade da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade ou não de artigo da Lei 11.343/2006, que acabou com a possibilidade de prisão do usuário de drogas, mas ainda considera que a conduta é crime sujeito a penas restritivas de direito.

As implicações para a saúde pública e a redução da violência estão no foco da discussão. A América Latina enfrenta níveis impressionantes de violência organizada e interpessoal, boa parte ligada à produção e ao tráfico de drogas ilícitas.
Imagem: DivulgaçãoComissão de Saúde vai discutir legalização da maconha(Imagem:Divulgação)Comissão de Saúde vai discutir legalização da maconha

O deputado Assis Carvalho, autor do requerimento, considera necessário reunir informações que permitam aos deputados se posicionarem acerca deste tema, especialmente, os impactos da liberação com relação à saúde. “É fundamental aprofundar o debate trazendo a esta Casa especialistas e autoridades que há anos conhecem e discutem a temática das drogas ilícitas no país", disse.

Para a audiência serão convidados Carlos Vital Tavares Correa Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina; o neurobiólogo e PhD em neurociência, Renato Malcher Lopes; o juiz de Direito no Estado da Bahia, Gerivaldo Alves Neiva; o médico e escritor Drauzio Varella; e Alves Ribeiro, presidente da Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família Brasileira (Fenasp).

Além do deputado Assis, o requerimento para a audiência pública foi assinado pelos deputados Adelmo Leão (PT/MG), Miguel Lombardi (PR/SP), Dr. Jorge Silva (PROS/ES), Zenaide Maia (PR/RN), Odorico Monteiro (PT/CE), Dulce Miranda (PMDB/TO), Carlos Andrade (PHS/RR), Jean Wyllys (PSOL/RJ), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e Benedita da Silva (PT/RJ).


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.