Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Confira dicas para se livrar da ressaca de carnaval

Água de coco, café e sorvete de frutas estão na lista.

No terceiro dia de carnaval, após toda a folia do feriado, o corpo vai sentindo as noites sem dormir, a alimentação fora de hora e a ingestão de bebidas alcoólicas. Para se livrar da tão temida ressaca - que inclui dor de cabeça, boca seca, dor de estômago, enjoo e tontura – siga essas dicas.

Beba água de coco

As três substâncias mais importantes que devem ser repostas após a ingestão de álcool são água, glicose e sais minerais. A água de coco é o líquido que possui esses três elementos, além de ser saborosa.
Imagem: DivulgaçãoÁgua de coco é um aliado para curar ressaca(Imagem:Divulgação)Água de coco é um aliado para curar ressaca

Outra recomendação para repor líquidos é o suco de laranja, que além da glicose, tem muito sódio e potássio. Outras bebidas isotônicas (ricas em sais minerais) e água também são indicadas para manter o corpo hidratado.

Massa

No dia seguinte que abusar do consumo do álcool, nada melhor do que almoçar um prato de massa sem muito molho. A massa possui carboidratos simples, são transformados em glicose pelo organismo. Alimentos gordurosos devem sr evitados, pois sobrecarregam o organismo.

Sorvete de fruta
Imagem: DivulgaçãoPicolé de frutas ajuda a curar ressaca (Imagem:Divulgação)Picolé de frutas ajuda a curar ressaca

Além de possuir água e glicose, o sorvete diminui a sensação de enjoo. Os mais indicados são os picolés com sabores de fruta, pois sorvetes de massa têm mais gordura. Chocolates e seus derivados devem ser evitados.

Banana

Apesar de possuírem glicose, as frutas não são recomendadas pelos mesmos motivos das saladas, elas são de difícil digestão, por causa da grande quantidade de fibras. A fruta mais aconselhada nesses casos é a banana, pois ela fornece glicose, mas tem uma pequena quantidade de fibras.

A fruta também é rica em potássio, sal mineral importante para o organismo. Níveis muito baixos de potássio no organismo podem causar câimbras e arritmias.

Café
Imagem: DivulgaçãoCafé é bom para curar a ressaca (Imagem:Divulgação)Café é bom para curar a ressaca

O café é um item associado à cura de ressacas, pois enquanto o álcool é um depressor do sistema nervoso, a cafeína presente no café, estimula. Apesar disso, nem sempre o uso do café é recomendado. Se a pessoa estiver com gastrite alcoólica, o café pode piorar o desconforto no estômago. É ideal que o café seja consumido após a pessoa se alimentar e tomar outros líquidos.

Descanse

Apesar de todos os cuidados com a alimentação, o descanso é indispensável para atenuar os sintomas da ingestão de álcool em grandes quantidades.



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.